Publicado em: 19/12/2014 09:08

Entrega da reforma e ampliação da UBS do Serraia é neste sábado (20)

Entrega da reforma e ampliação da UBS do Serraia é neste sábado (20) Entrega da reforma e ampliação da UBS do Serraia é neste sábado (20)

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, entrega neste sábado (20) as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antonio Carlos Gomes, localizada no Conjunto Henrique Alves Pereira (Serraia). É a terceira UBS a ser reinaugurada pelo governo municipal durante as comemorações pelos 67 anos de emancipação política de Ibiporã. Outras duas UBSs (Orlando Pelisson - Jd. Bom Pastor e Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin) também estão sendo reformadas e ampliada e serão entregues no início de 2015.

É a primeira vez que a UBS do Serraia, inaugurada em 1996, passa por uma reforma geral e ampliação, passando de 250,98 para 369,58 m² de área construída. A unidade de saúde conta com quatro consultórios, sendo um odontológico com escovódromo, um de Pediatria, um de Clínica Geral e um de Ginecologia e Obstetrícia, salas de pré e pós-consulta, imunização, curativo, inalação, reidratação, expurgo e esterilização, farmácia, "Espaço Saúde", onde serão realizadas as reuniões dos grupos de hipertensão, tabagismo, gestantes, diabetes e outras demandas, entre outras.

O espaço também foi adequado às exigências de acessibilidade (banheiro adaptado para pessoa com deficiência, piso tátil, rampa, corrimões, vaga de estacionamento). Instalações elétrica, hidráulica e estrutural foram refeitas, além da troca do piso, ventiladores, vidros, portas e pintura. Os investimentos na reforma e ampliação do espaço foram de R$284.686,88, sendo R$137.028,76 provenientes do governo federal, via Fundo Nacional de Saúde - Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde,  e R$137.028,76 de recursos municipais.

A unidade beneficiará uma população de cerca de cinco mil moradores, dos Conjuntos Henrique Alves Pereira (Serria), Pedro Esplendor, Antônio Frederico, Estoril, Rosas de Ouro, Monte Verde e Parque Coari. "Os usuários encontrarão uma UBS nova, com salas amplas, confortáveis e arejadas, que permitirão a oferta de um serviço mais humanizado e individualizado, além de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores", ressalta a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto.

A UBS começa a funcionar na segunda-feira (22). O horário de atendimento  será de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Investimentos em Saúde

Preocupada em oferecer um atendimento cada vez mais digno e completo ao cidadão, a atual administração de Ibiporã está aumentando a cada ano o investimento em saúde e tem ampliado a oferta de serviços à população. Cinco postos de saúde, o do Jardim Pérola, Serraia, Bom Pastor, Vila Esperança e o Centro de Saúde, estão sendo reformados e ampliados, além da entrega, em 2012, de uma UBS no Jardim John Kennedy e a conclusão da reforma e ampliação do posto de saúde do Jardim San Rafael, em 2013. Também foi construída na atual gestão a Unidade de Atenção Primária e Saúde da Família Maria Braga Godoy.

Atualmente a cidade oferece 12 mil consultas por mês, sem contar os atendimentos realizados pelos enfermeiros. Entretanto, com a finalização de todas as obras que estão em andamento e a entrada em funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada em 15 de novembro, e das novas obras que serão iniciadas ainda este ano, como a construção das UBSs da Taquara do Reino e do Agenor Barduco, o município oferecerá 15 mil consultas mensalmente. Somente nestas obras serão investidos quase R$10 milhões. Ao final de 2015 o município contará com 10 unidades de saúde, recém-construídas ou reformadas e ampliadas.

Em 2014, a previsão é que R$23 milhões sejam investidos em saúde no município, o que corresponde a 25,45% do orçamento total. Para 2015, está programado um recurso de R$25 milhões 986 mil, 21,39% do orçamento municipal. A legislação determina que sejam destinados 15% dos recursos para o setor.  A melhoria da nossa saúde pública está entre as prioridades do nosso governo e estamos pondo em prática as metas traçadas", enfatiza o prefeito José Maria Ferreira.

Antonio Carlos Gomes

O médico Antonio Carlos Gomes nasceu em Piraju, interior de São Paulo, a 17 de dezembro de 1950. Desde os quatro anos de idade comentava que gostaria de ser médico. Mudou-se para Londrina com a família no final dos anos 60 para concluir o Ensino Médio, já com o objetivo de se preparar para a profissão. Ingressou no curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no início da década de 70, tendo no começo do curso conciliado estudo e trabalho.

Nos primeiros anos da profissão atuou como médico ortopedista, trabalhando em Londrina e no Hospital Cristo Rei, em Ibiporã. Posteriormente retornou à universidade para se especializar em Ginecologia e Obstetrícia.

Casou-se em 1974 com Ester Regina Redilimes Gomes, com quem teve três filhos - Fábio, Fabrício e Fabiano. Mudou-se para este município com a família no final dos 70, tendo atuado por quase 20 anos na rede municipal de saúde e também em consultório particular. Marido, pai e médico exemplar, era conhecido por sua dedicação ao ofício e tratamento humanizado prestado aos pacientes.

Faleceu em 9 de dezembro de 1995, prestes a completar 45 anos. Foi homenageado postumamente, dando nome a esta Unidade Básica de Saúde, inaugurada em 28 de dezembro de 1996.

Entrega da reforma e ampliação da UBS DR. Antonio Carlos Gomes

Quando: sábado (20)

Local: Rua Rio de Janeiro, 215 - Conjunto Henrique Alves Pereira (Serraia)