Saúde

 

Publicado em: 29/12/2014 15:29

Diretoria do Hospital Cristo Rei reúne-se com Prefeito José Maria para discutir repasses em 2015


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Diretoria do Hospital Cristo Rei reúne-se com Prefeito José Maria para discutir repasses em 2015 Diretoria do Hospital Cristo Rei reúne-se com Prefeito José Maria para discutir repasses em 2015

 

Uma reunião importante com a diretoria do Hospital Cristo Rei (HCR) de Ibiporã aconteceu no gabinete da Prefeitura, no ultimo dia 17 (quarta-feira), e contou com a presença do interventor do hospital, Drº Carlos Luís Oporto Castro, a equipe médica-administrativa, juntamente com o Prefeito José Maria Ferreira, o secretário de Administração, Juarez Afonso Ignacio, a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues, e o diretor de saúde, Ilto de Souza.

 

O principal assunto discutido foi a elaboração de um novo contrato de repasse de recursos, devido a abertura da Unidade de Pronto Atendimento de Ibiporã (UPA 24 horas), que agora presta o serviço de urgência e emergência para o município. Atualmente a Administração Municipal repassa ao hospital R$ 253 mil todo mês, por meio de contrato para prestação dos atendimentos em urgência, emergência, pediatria, ortopedia, cardiologia, ginecologia e obstetrícia.

 

Com a transferência da urgência e emergência para o município, o atual contrato não pode continuar em vigência, sendo necessária a elaboração de um novo documento sem esses serviços, consequentemente o repasse mensal será reduzido. “Quero esclarecer que a Prefeitura tem nos ajudado e muito, mas por questões legais, devemos elaborar um novo contrato, sem esses serviços e os repasses referentes. Entretanto, o Prefeito José Maria nos garantiu o valor atual do repasse até janeiro de 2015, mas a partir de fevereiro teremos que nos adequar a nova situação”, esclareceu Castro.

 

Para equalizar a diminuição do repasse por parte do município, o diretor pretende procurar novas fontes de recursos, principalmente com os prefeitos das cidades vizinhas, que utilizam os serviços do HCR. Entretanto, Castro pontua que a demora dos outros governos na transferência de verbas é hoje a grande dificuldade do hospital. “Esperamos que os outros governos sejam mais pontuais como a Prefeitura de Ibiporã. A minha critica é principalmente pela demora dos repasses de verbas do governo estadual e federal", lamentou o interventor.

 

Com a adequação do repasse, o HCR deve promover uma reestruturação em suas atividades, de forma que a receita da entidade suporte os gastos, promovendo assim um saneamento em suas finanças. "Quero que a população se tranquilize, porque até fevereiro não reduziremos nenhum serviço. O Prefeito José Maria também nos garantiu que os recursos para o programa ‘Mãe Paranaense’ serão mantidos de forma integral", concluiu o diretor.

 

UPA 24 horas será responsável pela Urgência e Emergência em Ibiporã


O prefeito José Maria empenha-se, desde 2009, em melhorar o atendimento para a população de Ibiporã e por isso determinou a construção da UPA para suprir essa demanda. “É bom recordar de como nós, população, estamos sendo atendidos na urgência e emergência do Hospital Cristo Rei, sempre com muitas dificuldades, por isso busquei a municipalização desse serviço, com a instalação da UPA”, relembrou o Prefeito.

 

A centralização do atendimento de urgência e emergência na UPA 24 horas de Ibiporã garantirá um salto de qualidade na saúde municipal, com ampliação de 100% dos recursos destinados a esses serviços. “A população deve entender que não estamos reduzindo um serviço, mas sim dobrando os investimentos em urgência e emergência em Ibiporã. Antes repassávamos R$ 253 mil ao Cristo Rei e hoje investimentos mais de R$ 500 mil mensais para a UPA realizar os serviços, com muito mais controle e qualidade”, celebrou José Maria.

 

Ainda preocupado com a situação do hospital, José Maria determinou à secretaria de Saúde um levantamento de custo dos serviços e procedimentos prestados pela entidade ao município. “Também solicitei a direção do hospital o custo de cada setor, para saber onde podemos auxiliar” revela ele. Entretanto, o prefeito alerta que “o Hospital Cristo Rei não financia suas despesas, e por isso vai ter que tomar medidas sérias, sem adiar os problemas, com decisões assertivas”, pontuou.

 

O Hospital Cristo Rei ficará, juntamente com a rede estadual, responsável pelo atendimento médico de média e alta complexidade, além da internação. O município também buscará por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR), a destinação de outras demandas a um custo menor. Mesmo assim o município ainda continuará com o repasse mensal a entidade, com previsão de 50% do valor atual.

 

Situação Financeira do Hospital Cristo Rei


Atualmente o Hospital Cristo Rei conta com 183 funcionários e atende em média quatro mil consultas por mês. Além de realizar 220 cirurgias eletivas, de urgência e partos. Para isso, a entidade gasta em média R$850 mil, porém arrecada R$750 mil. Segundo o interventor, a situação administrativa do hospital está reorganizada, entretanto, a situação financeira é caótica, com déficit mensal de R$100 mil.

 

Os atrasos nos repasses estaduais e federais dificultam o bom andamento dos serviços prestados. "Temos uma ajuda financeira do Governo do Estado, convênio de insumos, no valor de R$ 185 mil, mas infelizmente só recebemos a primeira das 12 parcelas prometidas", lamentou o diretor.

 

Castro aguarda que os repasses dos recursos sejam pontuais, o que diminuiria o déficit da instituição. "Fomos comunicados que devemos receber os três meses atrasados, se isso acontecer a partir de janeiro o hospital estaria respirando relativamente bem. Até R$ 80 mil desse recurso estadual podem ser usados também com honorários médicos e procedimentos", celebrou o médico.

 

A boa notícia para o Hospital Cristo Rei é o aumento de 30% no atendimento de convênios e particulares, sinal que a população está acreditando na instituição. Outra conquista é a quitação e renegociação dos empréstimos bancários pela entidade, que realiza um grande esforço para manter suas certidões negativas.