Publicado em: 04/02/2015 16:24

Administração Municipal investe em várias melhorias viárias

Administração Municipal investe em várias melhorias viárias Administração Municipal investe em várias melhorias viárias

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras, investe em uma série de alterações viárias visando melhorar as condições de trafegabilidade e segurança para motoristas e pedestres nas áreas urbana e rural de Ibiporã. Confira:

Alargamento da Rua Luiz Carlos Zani

A Rua Luiz Carlos Zani, marginal da BR-369, entre a Rua Santa Clara e a Furgão Ibiporã, está sendo alargada de 9 para 15m². A via contará com dois estacionamentos exclusivos para carretas e espaços de estacionamento na diagonal, com ângulo de 45º para carros pequenos. O objetivo é organizar o tráfego, que é intenso naquela localidade, devido à quantidade de indústrias ali instaladas.

Segundo o secretário de Obras, Alexandre Casagrande, começou a ser feita terraplanagem do local, e posteriormente serão feitos meio fio, pavimentação e sinalização vertical e horizontal. A previsão é que a obra seja concluída em 20 dias.

Alargamento da Rua Rafael Beloni

Nos próximos dias iniciam as obras de alargamento da Rua Rafael Beloni, com a Rua Primavera, na travessia da linha férrea, entre o Jardim Beltrão e Jardim Éden. A via será alargada em dois metros, passando de seis para oito metros. "Já foram realizadas as medições, e daqui a alguns dias serão feitos aterramento, meio fio calçada e pavimentação. Se o tempo colaborar, a obra deve estar pronta em 30 dias", informa Casagrande. Os recursos são do próprio município.

Conforme o secretário, a alteração viária está sendo realizada devido ao aumento do tráfego de motoristas e pedestres na região, em decorrência de melhorias a serem feitas neste local, como a construção de uma quadra coberta ao final da Rua Primavera, ao lado da Escola Municipal Almerinda Felizete do Nascimento, localizada no Jardim Éden, e a construção de um lago para recreação no Jardim Beltrão. Nesta região também funciona o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria do Carmo Galvão Uille, inaugurado no final de 2013.

Ponte - Ribeirão Limoeiro

A Administração Municipal iniciou a reforma da ponte sobre o Ribeirão Limoeiro, localizada na estrada que passa pela Fazenda Esmeralda e sai na igreja do Limoeiro, zona leste de Londrina. Esta travessia está sendo reconstruída; a estrutura antiga, de madeira, será substituída por alvenaria e concreto, suportando o trânsito de máquinas agrícolas pesadas. Um acordo foi firmado entre as prefeituras de Ibiporã e Londrina para a reforma das pontes que ligam as zonas rurais dos dois Municípios.

As vigas de concreto vieram do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e as adequações, alvenaria, cessão de mão-de-obra e maquinário, serviço de aterramento e terraplenagem ficaram a cargo das Prefeituras. A Administração Municipal está investindo R$14.727,85 nesta obra. "Se não chover mais, a previsão é que a reforma da ponte seja concluída em 20 dias", adianta o secretário de Obras. Neste período a ponte estará interditada para as obras e o motorista deve procurar caminhos alternativos.

Alexandre explica que a nova ponte será mais robusta, passando de quatro para seis metros de largura. "Os veículos pesados (máquinas e caminhões) trafegarão com total segurança, facilitando o escoamento da safra, além de melhorar o tráfego das pessoas que residem ou têm chácaras de lazer na área rural, e dos ônibus que fazem o transporte escolar diário", comenta o secretário.

A reforma dessa ponte - a nona - faz parte de um amplo programa da Administração Municipal, visando recuperar vias rurais e adequar as pontes. Cerca de R$300 mil estão sendo investidos na recuperação de 15 pontes. Outro investimento do governo municipal é o trabalho permanente de conservação nos 300 quilômetros de estradas rurais da cidade. Reparos, manutenção e limpeza das caixas de contenção de água sempre estão presentes nos trabalho da equipe responsável pelas vias do campo. "Estas melhorias mostram a preocupação que a nossa administração tem com a área rural e com as famílias dos agricultores. O produtor precisa de ponte boa na hora de uma dificuldade, quando chove e agora ele pode contar com isso", conclui o prefeito José Maria Ferreira.

Sinalização horizontal

A partir deste mês a Administração Municipal começa as melhorias na sinalização horizontal da área urbana de Ibiporã. A Prefeitura adquiriu um equipamento que tem a capacidade de realizar pinturas de faixas de pedestres, quebra-molas, faixas contínuas, guias e até paredes de maneira mais econômica e funcional do que o trabalho executado manualmente.

"Antes o serviço era terceirizado, gerando desperdício de tempo e material. Agora com esta máquina moderna o objetivo é que não haja mais desperdício de tempo e material. Com mão-de-obra própria, queremos atingir 100% da área urbana até o final do ano, começando do centro em direção aos bairros", revela Casagrande. "É um avanço, já que poderemos atender as muitas demandas existentes no que se refere à sinalização, agilizando esse serviço que é uma garantia de segurança para motoristas e pedestres", sustenta José Maria.

O secretário acrescenta que está previsto para março o início das alterações no sistema viário de Ibiporã, incluídas no plano de municipalização do trânsito, como a implantação do estacionamento rotativo "Zona Azul", instalação do sistema binário nas vias centrais e rotas alternativas para veículos de carga pesada. O objetivo é modernizar o sistema viário e melhorar a trafegabilidade no município.