Publicado em: 05/02/2015 11:54

1º Macro Encontro da Educação inicia ano letivo de 2015

1º Macro Encontro da Educação inicia ano letivo de 2015 1º Macro Encontro da Educação inicia ano letivo de 2015

Aconteceu nesta quarta-feira (04) o 1º Macro Encontro da Educação de 2015, com todos os professores da rede municipal de ensino, no Cine Teatro Padre José Zanelli. O tradicional encontro deu início ao ano letivo de 2015, e proporcionou integração entre os profissionais da área. Durante o evento ocorreu o empossamento dos novos diretores e vice-diretores das instituições de ensino.

Após a acolhida com um saboroso café da manhã, os profissionais participaram do cerimonial de abertura. A professora de Artes, Isabel Alves Maia, iniciou os pronunciamentos pedindo a benção de Deus para o ano de 2015 e terminou suas palavras com a oração universal do Pai Nosso.

Em seguida, a Secretária de Educação, Margareth Coloniezi, deu boas vindas a todos os servidores. "Com grande alegria recebemos vocês em mais um Macro Encontro e com otimismo e determinação iniciamos esse ano letivo. A Administração Municipal vem conduzindo muito bem a educação em Ibiporã, que é o alicerce do conhecimento para as nossas crianças", assegurou a secretária. "Vocês, professores, são fundamentais nesse processo de desenvolvimento e construção do pensamento crítico. Convoco-os a despertar em nossos estudantes a curiosidade do saber, nessa busca incansável pela melhor qualidade de ensino a ser oferecida", propôs Margareth.

A Administração Municipal entende a importância da educação e sabe que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, por isso, com determinação e esforço investe recursos expressivos na área. "A reforma dos prédios das escolas e creches, capacitações dos professores, alimentação balanceada, materiais de apoio, aparelhos tecnológicos que a nossa administração tem oferecido para o ensino municipal são fruto de grande empenho", garantiu o prefeito José Maria.

"Em 2014 foram investidos R$ 25,5 milhões na educação e para 2015 está previsto R$ 27,5 milhões da Receita corrente da Prefeitura. Entretanto, para que nossas crianças estudem bem é necessário que estejam com a saúde em perfeita ordem, também investimos muito na saúde. Entendemos a importância de lazer por isso investimos nos espaços voltados para o esporte e lazer e em todas as áreas que atendam as crianças e adolescentes, pois isso é refletido na sala de aula. Podem ter a certeza, que aqui em Ibiporã todas as ações da administração relacionadas à educação, visam à qualidade diária do ensino oferecido aos nossos alunos", acrescentou o prefeito.

Depois de seu discurso, José Maria empossou os 29 novos diretores e três vice-diretorese os lembrou da responsabilidade que têm a frente das instituições de ensino. "Que neste novo ano vocês possam acender a chama em cada um dos professores que fazem parte da equipe que vocês dirigem e que trabalhem, sobretudo para a educação e para nossas crianças", salientou ele.

A programação do período matutino estendeu-se com a palestra "Alimentação Saudável e Combate à Obesidade", do Programa Saúde na Escola, ministrada pela coordenadora de Programas de Saúde, Rosângela Borges, que tratou sobre saúde na escola.

Com a pausa do almoço, as atividades retornaram às 13 horas. O professor e ex-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Wilmar Marçal, apresentou a palestra: "Motivação e Qualidade da Educação". "Essa palestra conseguiu resgatar em nós a necessidade da atitude reflexiva e crítica e também fez o professor reconhecer a sua importância no desenvolvimento do aluno, de uma forma bastante descontraída e voltada à pedagogia", afirmou a Secretária de Educação, Margareth Coloniezi.

"Nós todos da equipe estamos muito felizes com a receptividade dos profissionais em relação às palestras do Macro Encontro, tanto no período da manhã quanto no período da tarde. Alcançamos o nosso objetivo e espero que os temas discutidos nesse Macro Encontro façam parte efetivamente no ambiente escolar e que toda filosofia de trabalho seja voltada para  melhorar e a qualidade do ensino", finalizou Margareth.

Para fechar a programação foi servido o café da tarde para todos os participantes.