Publicado em: 06/02/2015 09:04

Profissionais da Educação participam do Programa “A União Faz a Vida”

Profissionais da Educação participam do Programa “A União Faz a Vida” Profissionais da Educação participam do Programa “A União Faz a Vida”

O prefeito José Maria tem os olhos voltados para a Educação, que recebe investimentos expressivos e incentivos constantes por parte da atual Administração Municipal. Visionário, o prefeito entende que a capacitação constante dos professores reflete em um trabalho mais qualitativo dentro da sala de aula.

Acreditando nisso, a atual gestão tem investido cada vez mais nessa idéia. Por meio da Secretaria de Educação firmou parceria com o Sicredi e realizou nesta quinta-feira (05) a formação inicial do Programa inédito no município, "A União Faz a Vida", desenvolvido com os diretores e coordenadores das escolas municipais integrais, complexos educacionais e todos os professores do Pré II, dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A formação foi ministrada pelo professor de Artes Cênicas, Alexandre Vinícius Xavier Penha.

De acordo com a assessora de Projetos Sociais do Sicredi, Sandra Michels, o programa visa levar às escolas uma metodologia de ensino colaborativo por meio de projetos, baseados no currículo escolar. "A intenção do Sicredi é auxiliar o profissional da área da educação a fazer o trabalho dele com mais dinamismo, pois o aluno é o nosso público alvo, porém, o professor é fundamental nessa ponte da formação cidadã", afirmou Sandra. "São duas pessoas muito importantes nesse processo e a cooperação é uma das bases da cidadania", acrescentou ela.

Com didática diferenciada, o Programa "A União faz a Vida" traz temas atuais aos educadores, relacionados à prática colaborativa, através de dinâmicas. Para o professor e palestrante, Alexandre Vinícius Xavier Penha, o modo como é transmitido o conteúdo para os estudantes influencia diretamente a forma da sua recepção.

"Vivenciar o trabalho colaborativo é se abrir, contar a sua história e compartilhar momentos. O cooperativismo não acontece só. Todos participam e ninguém é mais importante que ninguém. Entretanto, se uma pessoa do grupo destaca-se, não é por mérito individual, mas sim, conseqüência do trabalho de outras pessoas que estiveram presentes nessa história e o ajudou", expôs ele. "Esse método melhora a relação do professor com o aluno, que deixa de ser apenas receptor e se enxerga também como mediador do diálogo", acrescentou ele.

A professora do Pré II do CMEI Recanto dos Baixinhos, Luzia Aparecida Domingues Boaro, participou do primeiro encontro do programa e relatou sua experiência. "Foi ótimo participar. Acredito que todos gostaram porque foi muito dinâmico e trouxe novos conceitos para serem aplicados em sala de aula", revelou ela. "Trabalhar em equipe com as crianças é muito importante, porque eles são muito individualistas nessa fase, no entanto fazer esse trabalho dinamizado traz resultados mais positivos", complementou Luzia.

A Assessora Municipal do Ensino Fundamental, Josilene Marconato de Oliveira, acredita que o objetivo da capacitação de estimular o trabalho cooperativo com os estudantes foi alcançado.  "Os profissionais da educação ficaram bastante envolvidos com o programa, foi uma motivação a mais para esse ano letivo. A equipe da secretaria de Educação está satisfeita com o resultado", garantiu Josilene.

Os encontros do Programa serão realizados uma vez por bimestre, sempre com os mesmos profissionais. "Por ser a primeira vez que participamos do Programa 'A União faz a Vida', estaremos este ano, em fase de implementação e avaliação. Com resultados positivos, ampliaremos para toda a rede municipal de ensino em 2016", adianta à assessora.