Publicado em: 06/02/2015 16:13

Administração Municipal realiza Dia D de combate à Dengue e à Chikungunya neste sábado (07) Administração Municipal realiza Dia D de combate à Dengue e à Chikungunya neste sábado (07)

Ibiporã participa neste sábado (07), a partir das 08 horas, do Dia D de Combate à Dengue e à Febre Chikungunya, promovido pelo Governo Federal, em todo o país. No município, 25 agentes de endemias participarão da ação com o objetivo de remover criadouros de casas que estavam fechadas durante a semana e aplicação de inseticida na Vila Kennedy, um dos bairros que apresentaram alto índice do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti  (LIRAa) de 2015 apontou um índice de infestação do mosquito de 5,6% em Ibiporã, acima do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1,0%. De janeiro até o momento foram notificados 47 casos da doença na cidade, entretanto, nenhum foi confirmado.

Conforme o Supervisor Municipal de Endemias, Diomar Carvalho, a combinação de sol e chuva proporcionada pelo verão contribui para os índices ficarem mais altos. "Com essas condições do tempo o ovo do mosquito desenvolve-se mais rápido, aumentando consequentemente o número de mosquitos adultos circulando na cidade. Com a Febre Chikungunya, a população fica exposta a dois perigos transmitidos pelo mesmo mosquito", alerta Carvalho. "Na região ainda não há casos da Chikungunya, porém estamos em período de férias, as pessoas estão voltando para as residências agora e trazem doenças de outras regiões. Por isso é tão importante cuidar do quintal cada vez mais e combater o foco", acrescenta o supervisor de endemias.

Mutirão do Entulho

Em alerta com a doença, a Administração Municipal promove na próxima semana, durante os dias 09 e 10 de fevereiro, segunda e terça-feira, um mutirão para recolher entulho de construção, material reciclado, galhos e madeiras nos Jardins Canadá e Bom Pastor, das 08 às 17 horas.

"Esse é mais um incentivo que a administração está dando para que as pessoas limpem seus quintais e diminuam o risco de uma epidemia da doença", afirma o secretário de Obras, Alexandre Casagrande. Essa é a colaboração da secretaria de Obras nessa luta constante contra focos do Aedes Aegypti", acrescenta ele.

Casagrande ressalta que para serem recolhidos, os entulhos devem estar devidamente separados e distantes de postes e árvores. "Os materiais precisam estar separados, porque os recicláveis são recolhidos pelo Samae e os entulhos de construção e os galhos e madeiras são destinados a locais distintos", esclarece. "Para evitar o risco de o maquinário esbarrar em árvores, postes ou muro, pedimos que a população coloque os materiais a serem recolhidos em cima da calçada, longe desses locais", explica o secretário.

Há dez dias a equipe da secretaria fez uma pré-limpeza nos dois bairros e, conforme Casagrande, oito caminhões foram necessários para remover o material. "Baseados nessa pré-limpeza, acreditamos que o mutirão utilizará mais de oito veículos, com certeza", adianta o secretário.

Essa ação desenvolvida pela administração será levada a outros bairros do município. "Esse projeto vai ser ampliado e outras regiões também receberão o atendimento. Pedimos a colaboração de todos os munícipes. Cuidar do seu terreno é garantir a saúde de todos", enfatiza Casagrande.

O município também está realizando ações contínuas de prevenção e combate à doença como mutirões de limpeza visando à remoção de possíveis criadouros, bloqueio de transmissão viral em residências com notificações, aplicação de inseticida, ações educativas em empresas, igrejas e escolas, capacitação de servidores, implantação do teste rápido no município, colocação de 200 armadilhas, conhecidas como ovitrampas, em vários bairros, para evitar a proliferação de novos vetores da doença e planejamento de ações conjuntas com cidades da Região Metropolitana, como Cambé e Londrina.

"Além disso, mais 14 agentes sanitários estão sendo contratados temporariamente via processo seletivo para reforçar as ações de campo, totalizando 41 profissionais para fazer a remoção dos criadouros e aplicação de inseticida", informa a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto.

Previna-se contra a dengue e a febre chikungunya

Mantenha seu quintal limpo e sem lixo;

Use repelente;

Não deixe o corpo exposto, use roupas que protejam braços e pernas;

Use inseticida dentro de casa durante o dia, principalmente atrás dos móveis e em cantos escuros;

Instale telas nas janelas para evitar que o mosquito entre;

Mantenha as portas fechadas;

Lave a vasilha de água dos animais pelo menos uma vez por semana com água corrente, bucha e sabão;

Jogue no lixo tudo o que acumula água. Ex.: tampas de garrafas, cascas de ovos, latas, copos descartáveis, plástico de cigarro, etc;

Evite plantas que acumulam água, como as bromélias. Sempre coloque areia nos pratos de todos os vasos de plantas;

Tire folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem da água pelas calhas;

Deixe sempre a caixa d'agua fechada;

Vistorie reservatórios de climatizadores e bandejas externas de geladeiras

(Fonte: Secretaria Municipal de Saúde)