APMIF

Publicado em: 11/02/2015 14:27

Delegado de Ibiporã visita a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF) Delegado de Ibiporã visita a Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF)

Na ultima terça-feira (10), o delegado da Polícia Civil de Ibiporã, Roberto Fernandes de Lima, convidado pelo Prefeito José Maria Ferreira e os vereadores Lafayete Forin e Mari de Sá, realizaram uma visita à sede da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF) de Ibiporã para conhecer a entidade e seus projetos sociais.

As autoridades foram recebidas pela presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, e convidados para almoçar junto com os adolescentes na instituição. Em seguida, Lima e os convidados conheceram a Escola de Formação e Cidadania (Esforci) e demais salas da associação.

Eliana Eik apresentou ao delegado a Esforci, escola mantida pela APMIF que atende cerca de 250 alunos por ano, no curso de auxiliar administrativo, dividido nas modalidades de formação inicial e formação profissionalizante. Atualmente a entidade conta com 120 aprendizes contratados. "A partir do momento que qualificamos e colocamos esses alunos no mercado de trabalho criamos um jovem cidadão responsável, por isso, investir nessa obra de ampliação é também prevenção, tendo como resultado uma sociedade mais equalizada, organizada e equilibrada", afirmou  José Maria.

Na entrada dos barracões, onde são confeccionados os enfeites para o Natal Luz, Eliana Eik, relembrou a todos que a preparação do Natal começa no início do ano, quando alunos das escolas municipais e comunidade são convidados a arrecadar garrafas pet para a decoração. Cerca de 30 mil garrafas pet foram utilizadas na confecção de enfeites, como bailarinas, soldadinhos de chumbo, guloseimas, caixas de presentes, bonecos de neve, pinheirinhos, guirlandas, anjos e velas que decoraram principalmente a área central.

Por questões econômicas e ecológicas, as estruturas de decorações utilizadas em natais anteriores são reaproveitadas. "Renovamos os enfeites fazendo a pintura e modificando a 'cara deles'. Ano passado, por exemplo, transformamos a estrutura dos bonecos de neve em ursos", explica Eliana. Um dos objetivos do Natal Ecológico de Ibiporã, conforme a presidente de honra da APMIF, "é resgatar o espírito de Natal e cristão. Procuramos reacender nas pessoas o nascimento de Jesus e o tempo de renovação que iniciará um novo ano. Além, claro, do trabalho de conscientização e retirada dessas garrafas das ruas", afirma Eliana.

Por fim, a presidente de honra explicou o projeto "Construindo Paz", uma ação desenvolvida com cerca de 150 adolescentes aprendizes, que resultou na criação de placas nos canteiros centrais da cidade, com mensagens de afirmação sobre princípios que facilitam a vida em sociedade, o respeito mútuo, a cooperação e a construção de uma cultura de paz.

Segundo Eliana, o projeto trouxe benefícios tanto para os adolescentes aprendizes quanto à comunidade. "Para os jovens a ação possibilitou a ampliação da discussão dos valores e também houve o aumento da autoestima deles, por terem percebido que podem contribuir com a sociedade. Trabalhamos com o reforço de valores, respeito e a necessidade do perdão", contou a idealizadora do projeto.