Publicado em: 13/02/2015 09:29

Administração Municipal retira 48 caminhões de entulho em mutirão

Administração Municipal retira 48 caminhões de entulho em mutirão Administração Municipal retira 48 caminhões de entulho em mutirão

A Administração Municipal intensificou o combate à dengue e promoveu, por meio da Secretaria de Obras, o "Mutirão do Entulho". Resto de construção, madeiras e galhos e materiais reciclados foram recolhidos durante os dias 09 e 10 de fevereiro, no Jardim Canadá e Bom Pastor.

De acordo com o secretário de Obras, Alexandre Casagrande, o mutirão, que foi mais um incentivo da Administração Municipal no combate à dengue, atingiu o objetivo. "A ação foi muito positiva. Retiramos 48 caminhões de resto de entulho, madeiras e galhos", revela ele. "Entretanto, observando o lado sanitário foi chocante. A falta de preocupação da população em relação à limpeza é grande, porém, em relação à dengue é ainda mais preocupante", acrescenta Casagrande.

Para o prefeito José Maria a conscientização do cidadão faz a diferença nessa luta contra a dengue.  "Manter o quintal sempre limpo e verificá-lo após toda a chuva, não permitir o acúmulo de água, são atitudes indispensáveis nesse combate", afirma José Maria.

O primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti  (LIRAa) de 2015 apontou um índice de infestação do mosquito de 5,6% em Ibiporã, acima do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1,0%. De janeiro até o momento foram notificados 79 casos da doença na cidade e 05 foram confirmados. "Ibiporã precisa se desdobrar para não entrar em estado de epidemia, pois se olharmos para a Londrina a situação é complicada, o mesmo ocorre em relação à Jataizinho", alerta o prefeito.

A Administração Municipal realiza ações contínuas de prevenção e combate à doença como mutirões de limpeza visando à remoção de possíveis criadouros, bloqueio de transmissão viral em residências com notificações, aplicação de inseticida, ações educativas em empresas, igrejas e escolas, capacitação de servidores, implantação do teste rápido no município, colocação de 200 armadilhas, conhecidas como ovitrampas, em vários bairros, para evitar a proliferação de novos vetores da doença.

Você faz a diferença no combate à dengue. Participe!