Publicado em: 24/02/2015 15:23

Ibiporã cumpre metas nos primeiros anos do Ensino Fundamental

Ibiporã cumpre metas nos primeiros anos do Ensino Fundamental Ibiporã cumpre metas nos primeiros anos do Ensino Fundamental

Levantamento divulgado recentemente pelo movimento "Todos pela Educação" (TPE) com base na proficiência dos alunos na Prova Brasil realizada em 2013, mostra que Ibiporã superou as metas intermediárias estabelecidas pelo movimento para o 5º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Dados referentes ao monitoramento da Meta 3 (desempenho) apontam que 49,6% do alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino tiveram aprendizado adequado em Língua Portuguesa e 43,3% em Matemática, percentuais acima das metas intermediárias para o País, respectivamente, 47,9% e 42,3%. No Paraná, dos 396 municípios participantes, 60,6% apresentaram desempenho satisfatório em língua portuguesa no 5º ano do EF. Em matemática, 72,2% dos municípios atingiram a meta.

O movimento considera que tem aprendizado adequado o aluno que atinge ou supera as pontuações para cada disciplina em cada ano avaliado (200 pontos em língua portuguesa e 225 em matemática para o 5º ano do Ensino Fundamental). No indicador municipal, são observados os valores das redes públicas da área urbana dos municípios que participaram da Prova Brasil - um dos componentes do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) -, e para os quais foram estabelecidas metas intermediárias pelo movimento. Foram calculadas metas intermediárias para os municípios que participaram de pelo menos uma das duas primeiras edições da Prova Brasil (2005 ou 2007). Participam da Prova Brasil todas as escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados.

O município vem experimentando evolução em seus índices educacionais nos últimos anos. Em 2005, quando Ibiporã participou pela primeira vez da Prova Brasil, apenas 27,7% dos alunos haviam atingido a meta estabelecida pelo TPE em língua portuguesa e 19% em matemática.

Ibiporã também se destacou mais uma vez no Ideb. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), o Ideb registrado em 2013 no ciclo inicial do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) foi de 5,4; acima do índice de 2011 (5,2) e acima também da meta projetada pelo MEC (5,3). O índice também é superior ao Ideb nacional, que foi de 5,2 pontos e acima também da meta estipulada pelo MEC (4,9). Foi o melhor resultado já obtido pelo município desde que o Ideb começou a ser calculado, em 2005.

Além da Prova Brasil e do Ideb, os estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental participam da Avaliação da Alfabetização Infantil - Provinha Brasil, que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, e os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participam, duas vezes por ano, de uma avaliação paralela feita pelo Viver Digital, projeto que tem o objetivo de promover a utilização dos recursos tecnológicos no processo de aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino, semelhante à do Ideb.

Investimentos

Para a secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi, os resultados das avaliações refletem os esforços da Administração Municipal em oferecer um ensino de qualidade, com profissionais qualificados e valorizados, excelente estrutura física, merenda balanceada e personalizada e transporte gratuito aos mais de 5.400 alunos matriculados nos centros de educação infantil , escolas e no Centro de Atendimento Especializado na área de Surdez do Município de Ibiporã (Caesmi). "Embora haja muito o que fazer e melhorar, os índices ascendentes são uma comprovação de que o projeto político-pedagógico desenvolvido em Ibiporã, com atenção em diferentes áreas, está no caminho certo. O empenho da comunidade escolar, os investimentos da Administração Municipal na formação continuada dos professores, uso das lousas digitais, substituição dos professores temporários por efetivos, melhoria das condições de trabalho, reorganização do trabalho do professor auxiliar, adequação do número de alunos, reforma das estruturas físicas resultam em uma boa qualidade do ensino", pontua Margareth.

Conforme a secretária, a meta é que em 2017 62% dos alunos da rede municipal atinjam ou superem a pontuação estabelecida pelo "Todos pela Educação". "Quanto melhor for a prática pedagógica, mais aptos estaremos para lidar com as dificuldades dos alunos e, consequentemente, melhor fica o nosso trabalho", conclui Margareth.

A Administração Municipal entende a importância da educação e sabe que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã. Por isso, com determinação e esforço investe recursos expressivos na área. "Em 2014 foram investidos R$ 25,5 milhões na educação e para 2015 está previsto R$ 27,5 milhões da Receita corrente da Prefeitura. Aqui em Ibiporã todas as ações da administração relacionadas à educação visam à qualidade diária do ensino oferecido aos nossos alunos", acrescenta o prefeito José Maria Ferreira.

"Fazemos estes investimentos porque sabemos que a educação é essencial para todos e um ensino de qualidade, nos primeiros anos, é primordial porque é possível criar condições de estímulos para que as crianças efetivamente possam gostar de estudar, de ler e despertar nelas o anseio para o conhecimento", finaliza o prefeito.

Todos pela Educação

O TPE, fundado em 2006, definiu cinco Metas para que até 2022, ano do bicentenário da independência do país, o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à Educação de qualidade. São elas:

1.    Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola

2.    Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos