Publicado em: 02/03/2015 15:09

Atendimento da UPA repercute nas Redes Sociais

Atendimento da UPA repercute nas Redes Sociais Atendimento da UPA repercute nas Redes Sociais

Idealizada para ser referência em excelência de atendimento humanizado e resolutivo em situações de urgência e emergência, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Ibiporã tem alcançado sua missão e a aprovação dos pacientes, que tem repercutido positivamente nas redes sociais.

Maria Squisato Antunes Hortet deu seu depoimento sobre o atendimento recebido no local. Após procurar uma consulta particular com um pediatra, em um hospital da cidade e não conseguir o atendimento, ela procurou a unidade de pronto atendimento. "Cheguei à UPA pouco depois das 05 horas da manhã como o meu filho, Luís Diogo, de três anos que estava com vômitos e febre alta", explica ela.

"Após o cadastro, em três minutos meu filho passou pela triagem e já foi chamado pelo médico que foi muito atencioso conosco. O Luís ficou em observação por aproximadamente duas horas. O médico passava lá sempre para acompanhar a evolução do meu filho. O atendimento foi muito bom, por isso escrevi no Facebook o meu depoimento para valorizar o serviço público, porque muitas pessoas estão, há muito tempo, descrentes na saúde", garante Maria.

Valdenir Sandro Piedade também levou o filho à UPA para ser atendido pelo pediatra. "Possuo plano de saúde e fui a um hospital atrás de um pediatra que pudesse atender o Bryan, entretanto, fui orientado a procurar a UPA, pois estavam sem o médico e também não teriam condições de fazer o exame de raio-x", revela ele. "Agradeço a toda equipe que atendeu ao Bryan", acrescenta.

O bom atendimento prestado pelos servidores da UPA é um reflexo dos investimentos da Administração Municipal em treinamento e capacitação dos profissionais. "Tivemos tempo para fazer um bom treinamento com toda a equipe. Destacamos a necessidade de acolher, escutar e ter paciência com o paciente reforçando a postura humanizada que é o nosso objetivo diário", expõe a assessora de treinamento e capacitação, Rosângela Domingues Pais.

"Durante o treinamento da equipe ressaltamos também a importância de colocar-se no lugar do paciente e atendê-lo como gostariam de ser atendidos na mesma situação. Grande parte dos servidores já tem experiência no serviço de urgência e emergência e outros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que também faz diferença no atendimento dos nossos pacientes", esclarece.

Por ser uma Unidade de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência, a UPA 24 horas de Ibiporã trabalha com a classificação de cores, seguindo a Escala de Manchester. De acordo com a coordenadora da UPA, Shirley Rezende, na triagem o paciente é classificado de acordo com a gravidade. "As cores vermelho e amarelo são de gravidade maior, se classificado nessas cores, o paciente já é encaminhado ao médico. As cores verde e azul são de gravidade menor e podem ser atendidas também nas Unidades Básicas de Saúde", explica ela.

Ainda segundo a coordenadora da unidade de saúde, os casos classificados em azul e verde, de acordo com a escala de Manchester, têm um tempo de espera maior. "Esses pacientes permanecem no saguão e o médico vai até eles e os chamam. Entretanto, se passam mal nesse meio tempo, são reavaliados e os procedimentos cabíveis são realizados. Entretanto, ressalto novamente que esses casos são referenciados nas UBS, mas nós estamos atendendo e os orientamos que procurem na próxima vez a UBS mais próxima de sua residência", assegura Shirley.

Para o prefeito José Maria usar a UPA com consciência é fundamental para que o serviço prestado continue sendo de excelência em saúde. "A UPA foi idealizada para atender aos critérios de urgência e emergência. Se usarmos para qualquer sintoma que possa ser resolvido nos postos de saúde logo criaremos um 'estrangulamento' e ela deixará de ter a funcionalidade que tem hoje. Porém, se utilizarmos corretamente, sempre teremos um serviço com esse nível de qualidade", aponta o prefeito.

Para a edificação da UPA 24 horas de Ibiporã, a Administração Municipal investiu R$ 4 milhões entre construção, instalação da Unidade de Pronto Atendimento e medicação. Hoje a unidade de saúde atende mensalmente cerca de 3210 usuários e conta com uma equipe de aproximadamente 80 funcionários entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativo, serviços gerais e seguranças.

A UPA possui monitores, desfibriladores, eletrocardiograma, respiradores mecânicos, detector fetal, equipamentos necessários para o atendimento às urgências e emergências. Além dos materiais e equipamentos básicos para assistência ao paciente e a autonomia para realizar exames laboratoriais e também complementares como: eletrocardiograma e raio x. "Com a inauguração da UPA ampliamos o investimento em urgência e emergência. Estamos investindo mais de R$ 500 mil todo o mês para realizar os serviços com muito mais controle e qualidade", finaliza José Maria.