Publicado em: 05/03/2015 10:26

Administração está recapeando a Av. Engenheiro Beltrão

Administração está recapeando a Av. Engenheiro Beltrão Administração está recapeando a Av. Engenheiro Beltrão

Dando continuidade ao plano de melhoria asfáltica de Ibiporã, a administração municipal está recapeando 18.420 m² da Avenida Engenheiro Beltrão, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. Serão investidos, ao todo, R$ 405 mil, sendo R$ 394.200,00 da esfera Federal e contrapartida da Prefeitura de R$ 10.800,00. A KRB Construtora de Londrina é responsável pela execução do serviço.

A Avenida está sendo recapeada com Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CBUQ), de três centímetros. De acordo com a engenheira civil da secretaria de Obras, Gimeri Calsavara, a escolha da espessura varia de acordo com o fluxo de trânsito da via. “Por apresentar grande trafegabilidade e algumas ondulações no asfalto, espessura inferior a adotada tecnicamente seria inviável para um bom piso”, explica ela.

Várias vias em Ibiporã já receberam melhoria asfaltica, ou receberão em breve, entre elas as ruas Rui Barbosa, Paulo Magri, Manoel A. Ribeirete, Alberto Spiaci, Ronat Walter Sodre, Primavera, Martinho Soares Sobreira, Antonio Calsavara, Antonio Sabino e também as avenidas Luiz Carlos Zanni, Souza Naves, dos Estudantes e Prudente de Morais. Além dessas, a Rua Ibrahim Prudente da Silva, que interliga a Avenida Pref. Mario de Menezes aos novos conjuntos habitacionais, receberá em breve recape e importantes melhorias.

Idealizado pelo prefeito José Maria, o plano de melhoria asfáltica pretende recapear até 2016, 400 mil m² na cidade. "Os recursos investidos são expressivos e proporcionarão um bom piso para Ibiporã”, garante o prefeito. “Vamos melhorar as condições de tráfego por muitos anos. As Avenidas Santos Dumont e Paraná são exemplo disso. Em 1992 fizemos o asfalto com esse material, o CBUQ, e agora, 22 anos depois, elas começam apresentar necessidade de retoque. Esses recapes são pra durar tanto quanto, pelo menos 20 anos", esclarece José Maria.

Além do plano de recapeamento, a Administração Municipal disponibiliza uma equipe permanente só para a manutenção das ruas da cidade. Conforme a Secretaria de Obras, em média, são feitas manutenções em 1200 m² de asfalto mensalmente no município.