Publicado em: 16/03/2015 09:56

Oficina de arte e composição para 150 professores em Londrina - Prêmio Seara 2015 Oficina de arte e composição para 150 professores em Londrina - Prêmio Seara 2015

A empresa Seara iniciou nesta quinta-feira (12) a preparação das escolas e professores da região para a 6ª edição do Prêmio Seara Estudante Rede Massa, que este ano terá o "Planeta: como vai você? - Uma reflexão sobre o papel de cada um de nós para a preservação da natureza".

A Prefeitura de Ibiporã esteve representada por professores de escolas que já participam do projeto e nesta edição de 2015 a Seara firmou parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, que participou do workshop deste dia 12 com os seus professores da escola de música Ceforma, com atores que farão esquetes nas escolas e com o secretário municipal de Cultura, Julio Dutra, que ministrou aos presentes uma oficina de arte e composição com a utilização de resíduos.

O workshop reuniu, no Buffet Planato, em Londrina, cerca de 150 professores da rede pública de 15 municípios que já participaram das edições anteriores do prêmio: Andirá, Arapongas, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Londrina, Marialva, Maringá, Primeiro de Maio, Rolândia, Santa Mariana, São Sebastião da Amoreira, Sertaneja Sertanópolis.

A coordenação do projeto é de Mariluz Barboza Zanin, da Seara, que recepcionou os convidados falando inicialmente da importância do prêmio para a conscientização dos pais, alunos e das autoridades para a necessidade de preservação do meio ambiente, e também do estímulo à criatividade e à interação escolar por meio das práticas de reaproveitamento de materiais.

Em seguida, o jornalista Fábio Cavazotti fez uma exposição sobre os destinos do lixo em vários países, a necessidade de separação dos materiais, reciclagem e responsabilidade socioambiental.

Na parte da tarde, Julio Dutra expôs aos docentes, de forma interativa, várias alternativas de transformação de materiais em objetos de arte - para que possam aplicar em suas escolas na disputa do prêmio deste ano. E os atores Drielly Lopes e Mateus Barboni, da Fundação Cultural de Ibiporã, que serão "Mãe Terra" e "Superecológico", os mascotes da campanha de 2015, apresentaram uma peça que vai itinerar pelas escolas.

Veja em anexo algumas fotos do evento desta quinta (12)

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

Planeta, como vai você?

Fonte:  http://premioseara.com.br/

O Prêmio Estudante Seara Rede Massa chega, em 2015, à sua sexta edição consolidado como um dos principais eventos pedagógicos e ambientais do Paraná. Fruto de uma iniciativa pioneira no Estado, cujos primeiros passos foram dados em 1993 - na esteira da Rio-92, um dos mais importantes eventos sobre sustentabilidade no Planeta -, o Prêmio mantém a convicção de que o investimento na Educação é indispensável para a criação de um país mais desenvolvido social, cultural e economicamente.

A metodologia do Prêmio baseia-se na adoção do eixo "Sustentabilidade Ambiental" como ponto de partida para uma reflexão que visa levar os alunos a entenderem melhor o meio em que vivem e a desenvolverem formas efetivas de cooperar para sua melhoria e desenvolvimento.

Em 2015, com o tema Planeta, como vai você? Uma reflexão sobre o papel de cada um de nós para a preservação da natureza! Visa estimular os estudantes a analisarem e pensarem sobre várias questões relacionadas ao planeta no que se refere ao meio ambiente como: água, aquecimento global, formação de resíduos (lixo), reaproveitamento, reciclagem, desmatamento, preservação das nascentes de rios, poluição e outras tantas mais que envolvem a preservação ambiental.

Mais que o pensar, a proposta desse ano pretende fomentar a discussão com o intuito de fazer os envolvidos refletirem sobre seu interesse e atitude em relação ao meio ambiente. Além disto, o projeto objetiva apontar como as ações nocivas do homem sobre a natureza estão nos prejudicando, especialmente no que se refere à água.

O Prêmio Estudante Seara Rede Massa é promovido pela Seara Agropecuária - uma empresa privada, com sede em Sertanópolis, que se orgulha de ser 100% brasileira - em parceria com a Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná. Os custos diretamente envolvidos recebem o suporte de seus idealizadores e empresas parceiras, incluindo a viagem cultural para os alunos finalistas e os materiais pedagógicos.

Com esse projeto, queremos convidar seu município a participar mais uma vez do Prêmio Estudante Seara Rede Massa e levar às crianças essa oportunidade de aprender brincando.
.