Indústria e Comércio

 

Publicado em: 25/03/2015 16:57

José Maria vai à Coréia do Sul negociar instalação de fábrica de LED em Ibiporã


Whatsapp

 

José Maria vai à Coréia do Sul negociar instalação de fábrica de LED em Ibiporã José Maria vai à Coréia do Sul negociar instalação de fábrica de LED em Ibiporã

 

 

O prefeito municipal de Ibiporã, José Maria Ferreira, viaja nesta sexta-feira (27) para Seul, na Coréia do Sul, em missão internacional de representação do município. Até o dia 03 de abril José Maria estará na capital sul coreana pleiteando a instalação de uma fábrica de produção de LED (diodo de emissor de luz) das empresas Fine Field Trading LTD e KSB. "Será a primeira unidade latino-americana da fábrica de sistemas fotovoltaicos de geração de energia voltada para investimentos na área de tecnologia LED. A escolha pela nossa região deve-se a sua posição geográfica estratégica tanto para o mercado brasileiro quanto para o latino-americano", revela o prefeito.

 

Além do prefeito de Ibiporã, a comitiva é formada pelo prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Marcel Henrique Micheletto, o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Amin José Hanouche, e um tradutor. A agenda a ser cumprida no país inclui uma recepção do grupo por representantes do governo coreano, visita às instalações da KSB, visita a uma fábrica de sistemas fotovoltaicos de geração de energia e reunião com o Conselho de Administração de ambas as empresas.

 

A missão foi organizada pelo diretor de Recursos Hídricos do Estado do Paraná, Iran de Rezende. Trata-se de uma empresa de alta tecnologia, que apresenta uma proposta de mudança dos padrões energéticos, utilizando a fonte renovável de energia mais abundante e amplamente disponível no planeta, o sol, com uma tecnologia de energia limpa e sustentável, a um custo menor e eficiência energética", argumenta José Maria.

 

Conforme José Maria, o interesse em atrair a multinacional para Ibiporã está sendo analisado dentro da perspectiva da crise hídrica e energética enfrentada atualmente pelo país. "A situação do estresse hídrico é complexa, e a busca de fontes alternativas para produção de energia é importante, pois a energia hidrelétrica está ficando cada vez mais cara e escassa", argumenta. O prefeito acrescenta que a instalação da empresa sul coreana alavancaria o setor industrial de Ibiporã, que se encontra em franco desenvolvimento graças a políticas públicas desenvolvidas desde 2009, com a construção do Condomínio Empresarial, localizado às margens da BR-369, e o loteamento industrial Nenê Favoretto, às margens da PR090, próximo a saída para Sertanópolis. "Sediar uma empresa deste porte traz muitas vantagens ao município, como a geração de empregos, aumento da renda, desenvolvimento do setor de alta tecnologia e melhora dos serviços públicos prestados aos cidadãos", pontua.

 

Durante a licença de José Maria a chefia do Executivo Municipal ficará a cargo da vice-prefeita Sandra Moya. Esta é terceira vez que Sandra Moya assume o cargo interinamente. As outras duas vezes foram no período de 04 a 22 de julho de 2013 e de 5 a 20 de julho de 2010, sendo a primeira mulher a assumir a Prefeitura Municipal na história de Ibiporã. Sandra também já exerceu os cargos de secretária de Cultura e Turismo e diretora presidente da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI).