Finanças

Publicado em: 07/04/2015 16:55

Pagamento do IPTU com desconto de 10% termina sexta-feira (10)

Pagamento do IPTU com desconto de 10% termina sexta-feira (10) Pagamento do IPTU com desconto de 10% termina sexta-feira (10)

O contribuinte que ainda não quitou o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) tem até a próxima sexta-feira (10) para pagá-lo à vista com 10% de desconto. Caso ainda não tenha recebido em seu domicílio, o munícipe deve vir buscar o carnê diretamente na Prefeitura Municipal de Ibiporã, ou imprimir a 2ª via do IPTU on line, disponível no site oficial do Município (www.ibipora.pr.gov.br).

Outra opção é o pagamento parcelado, em até nove parcelas mensais de igual valor, com o primeiro vencimento em 10 de abril, e as demais para o dia 10 dos meses subsequentes.

Para quem quitou o tributo à vista até o dia 10 de março a Administração Municipal concedeu desconto de 20%, um dos maiores da região. Este ano o pagamento em cota única com este benefício foi recorde, chegando a R$4,8 milhões. O Departamento de Tributação distribuiu 18.925 carnês, somando R$11,6 milhões, incluindo as taxas de recolhimento de iluminação e incêndio. A previsão é que o Município arrecade R$6 milhões com o pagamento do IPTU 2015. Em 2014, Ibiporã arrecadou R$ 4 milhões704mil.

Isenção

A data limite para requerer isenção é 30 de abril. Estão isentas do pagamento do IPTU pessoas com mais de 60 anos de idade, cuja renda familiar seja menor ou igual a dois salários mínimos regionais da menor faixa ou piso salarial vigente; que seja proprietário de único imóvel no município e que nele resida; cujo valor venal do imóvel não seja superior a R$75 mil junto ao cadastro da Prefeitura, reajustado anualmente no mesmo percentual utilizado para todos os tributos.

Os documentos necessários pra protocolar o pedido do benefício são: carnê do IPTU, comprovante de renda familiar (último mês), cópia do RG e CPF.

Investimentos no Município

O secretário de Finanças, José Aparecido de Abreu, ressalta que o IPTU, juntamente com o Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), são um dos poucos tributos cujas receitas ficam integralmente no município, não precisando ser divididas com nenhuma outra esfera de governo - Estado e União. "É visível que a administração de José Maria e Sandra Moya está fazendo uma gestão séria e racional dos impostos pagos pelo contribuinte, aplicando-os em importantes setores, tais como educação, saúde e trabalho. É para bancar estes custos que é necessário reajustar os valores dos impostos", justifica Abreu.

O prefeito José Maria Ferreira salienta que 196 ações estão planejadas para serem executadas até 2016 em Ibiporã, a maioria com recursos próprios. "O País e o Estado enfrentam uma grave crise econômica, o que já está acarretando na diminuição dos repasses. Portanto, para concluir todo o cronograma de melhorias que a Administração se propôs a executar, precisaremos otimizar a arrecadação dos impostos municipais, tais como IPTU, ISS, ITBI e demais taxas", explica o prefeito.

A Administração Municipal tem investido recursos expressivos na educação, saúde, trabalho e infraestrutura, a maior parte com contrapartida municipal. Desde 2009, todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passam por reforma e ampliação. No final do ano passado foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Justino Alves Pereira (UPA) 24h, cujo custo mensal é de R$500 mil.

Dentre as obras a serem entregues este ano estão: Unidade Básica de Saúde (UBS) da Taquara do Reino, UBS do Agenor Barduco, UBS do Jardim Bom Pastor, Posto Central, Creche Pró-Infância II, Escola Municipal Professor Nelson Sperandio, no Miguel Petri, CRAS do Terra Bonita e Ginásio de Esporte do Éden. O Prefeito ainda determinou que se iniciasse o mais rapidamente possível a reforma da Rodoviária, a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Recanto dos Baixinhos, a reforma dos CMEI´s Aracy Salinet Vieira, Idalina Soares Sobreira, Cantinho Feliz, Carinho Materno e Precisoso Tesouro (Taquara do Reino), além da implementação do plano viário, sinalização e recape asfáltica nas ruas e avenidas da cidade e duplicação da Avenida Ibrahim Prudente da Silva, cujo investimento é de R$10 milhões.

Mais informações sobre o pagamento dos tributos municipais no Departamento de Tributação, que funciona no andar térreo da Prefeitura Municipal: 3178-8474/3178-8475.