Publicado em: 08/04/2015 16:15

Administração Municipal investe em relações internacionais

Administração Municipal investe em relações internacionais Administração Municipal investe em relações internacionais

Após uma viagem oficial à Coréia do Sul, entre os dias 27 de março e 04 de abril, o prefeito José Maria reassumiu o cargo frente ao Executivo Municipal, nesta segunda-feira (06), em uma cerimônia no gabinete da Prefeitura. Enquanto esteve viajando, a vice-prefeita, Sandra Moya, assumiu interinamente a administração municipal de Ibiporã.

"Foram dias de trabalho assim como outros que a administração José Maria e Sandra Moya têm feito ao longo desses anos. Cumpri toda agenda aqui na cidade enquanto o prefeito foi à Coréia conhecer empresas com a possibilidade de trazê-las para o nosso município. Fiquei muito feliz porque é o início de novas relações para o progresso de Ibiporã. A nossa administração está empenhada em dar continuidade a essa viagem que o prefeito José Maria fez ao continente asiático", expôs Sandra.

A missão oficial foi organizada pelo diretor de Recursos Hídricos do Estado do Paraná, Iram de Rezende. Além de José Maria, o prefeito de Assis Chateaubriand e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Marcel Henrique Micheletto, e os representantes brasileiros da Fine Field Trading LTD, Akio Watanabe, Luiz Henrique Fagundes e Rogério Seiji embarcaram para Seul, capital sul coreana.

"O meu objetivo como prefeito de Ibiporã foi apresentar aos investidores as potencialidades do município e do nosso Estado, de forma a atrair investimentos para cá. Entretanto, é uma relação complexa, porque é muito concorrida a atração de uma empresa. Neste primeiro contato é importante estabelecer um grau de empatia, que com absoluta certeza foi alcançado. Muitos levam anos para materializar essas conquistas, porém, a viagem foi muito proveitosa, conseguimos estabelecer uma relação muito forte com algumas empresas", explicou o prefeito.

De acordo com José Maria, inicialmente será instalado em Maringá o CKD, centro de montagem de produtos, da empresa KSB, fabricados na Coréia do Sul. "Quando for efetivamente construída a indústria no Brasil, pretendemos que seja em Ibiporã", adiantou José Maria.

Conforme o chefe do executivo, novas parcerias podem acontecer futuramente. "Uma empresa da área de equipamentos pesados e outra de equipamentos agrícola se interessaram bastante pela nossa cidade. Conseguimos construir um relacionamento bastante receptivo", garantiu o prefeito.

Um grupo, que esteve presente nas negociações, mostrou-se interessado em financiar o trecho ferroviário do projeto "Pé Vermelho", entre Ibiporã e Paiçandu. "Se essa ação se concretizar, não há dúvida que será um transporte muito eficiente, econômico e com poder de resolutividade muito bom para toda a região do norte do estado", aprovou José Maria.

O prefeito revelou ainda que Ibiporã juntamente com o município de Assis Chateaubriand participarão de um projeto piloto, em parceria com a empresa KSB,  para instalação de lâmpadas de LED (Diodo Emissor de Luz), em toda rede de iluminação pública do município. "Com esse projeto será possível diminuir em aproximadamente 50% o custo de energia elétrica de responsabilidade da administração municipal e instalar de uma central geradora de energia solar para atender a demanda do prédio da Prefeitura, do antigo fórum, da Câmara de Vereadores e do Centro de Saúde. Essa iniciativa fará de Ibiporã referência na eficiência energética e também da viabilidade deste processo na cultura do nosso país", afirmou ele.

José Maria avaliou a viagem como positiva. "Ibiporã foi apresentada e agora está no mapa da visibilidade de um país que efetivamente tem interesse de investir e produzir na América Latina. Expusemos nossas potencialidades, em especial o que possa ser do interesse dos investidores asiáticos. Fomos muito bem recebidos e dentro de um futuro próximo, com certeza, nossa cidade estará colhendo o resultado dessa visita", finalizou o prefeito.