Publicado em: 13/04/2015 08:10

UBS do Jardim Bom Pastor é reinaugurada hoje pela Administração Municipal

UBS do Jardim Bom Pastor é reinaugurada hoje pela Administração Municipal UBS do Jardim Bom Pastor é reinaugurada hoje pela Administração Municipal

Preocupada em oferecer um atendimento cada vez mais digno e completo ao cidadão, a atual administração de Ibiporã tem aumentando a cada ano os investimentos em saúde e ampliado a oferta de serviços à população. Nesta quarta-feira (15), às 20 horas, será reinaugurada a Unidade Básica de Saúde (UBS) Orlando Pelisson, do Jardim Bom Pastor, que foi reformada e ampliada por determinação do prefeito José Maria.

De acordo com o prefeito José Maria, o empenho da administração na área da saúde é intenso desde 2009. "Ibiporã há muito vinha com dificuldades nesta área. Quando assumimos a administração do município, em 2009, começamos a nos empenhar em sanar as dificuldades que a população encontrava em relação a esse atendimento", explica o prefeito.

"Ainda hoje a nossa preocupação decorre de que grande parte da nossa população não possui convênios de saúde e tão pouco pode custear as despesas médicas com recursos próprios, pois não dispõe de poupança para eventualidades da doença. Investimos em saúde para bem atender aos nossos cidadãos. São investimentos que fazemos na saúde dos munícipes, como devolução do esforço financeiro que fazem através do pagamento dos seus impostos, entre eles o IPTU", acrescenta José Maria.

O projeto da reforma e ampliação do novo posto de saúde do Jardim Bom Pastor, desenvolvido pela arquiteta e urbanista da secretaria de Obras, Henriete Muller Grade ganhou mais 67, 10 m², totalizando 461,06m² que comportam cinco consultórios médicos e um odontológico, salas para pré e pós consulta, vacinação, expurgo, esterilização, curativos, coleta de exames, salas de espera e recepção, além do Espaço Saúde para as reuniões dos grupos de educação de hipertensão, tabagismo, gestantes, diabetes e outras demandas.

O espaço também foi adequado às exigências de acessibilidade (banheiro adaptado para pessoa com deficiência, piso tátil, rampa, corrimões). Instalações elétrica, hidráulica e estrutural foram refeitas, além da troca do piso, ventiladores, vidros, portas e pintura. Os investimentos na reforma e ampliação do espaço foram de R$290.985,06, sendo R$105 mil provenientes do governo federal, por meio do Ministério da Saúde e contrapartida municipal de R$185.985,06 de recursos municipais.

A UBS beneficiará uma população de cerca de 4500 moradores, dos Jardins: Bom Pastor, Alvorada, Zanoni, Dom Bosco, dos Conjuntos José Pires de Godoy, Canadá, João Miguel, Antônio Guilherme, as Vilas Ipê, Melo Dutra e o Residencial Borges. "Os usuários encontrarão uma UBS nova, com salas amplas, confortáveis e arejadas, que permitirão a oferta de um serviço mais humanizado e individualizado, além de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores", ressalta a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto.

Conforme o prefeito José Maria, os empenhos da administração vão além das reformas e ampliações dos espaços físicos. "Investimos também nos nossos servidores, em cursos, capacitações e treinamentos. Reconhecemos e valorizamos o seu trabalho que é refletido diretamente no atendimento ao cidadão. A atual administração preza pelo acolhimento e atendimento humanizado", garante o prefeito.

O prefeito adianta que entre 15 de maio e 15 de junho, o Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin também será entregue à opulação reformado e ampliado. A administração ainda está construindo duas novas UBS, uma no Conjunto Habitacional Agenor Barduco e outra na Taquara do Reino.

"Tenho humildade em dizer que ainda temos o que conquistar em relação à saúde, mas também tenho a tranquilidade para afirmar que Ibiporã avançou muito durante a atual gestão municipal. E sem constrangimento digo que no nível de competência municipal, estamos classificados entre os melhores sistemas de saúde pública do estado do Paraná", revela ele. "Já melhoramos muito, porém com determinação, foco, compromisso do servidor na prestação do serviço haveremos de avançar ainda mais", finaliza José Maria.

Conheça mais sobre o homenageado, o pioneiro, Orlando Pelisson:

Nascido em Orlandia, estado de São Paulo em 06 de janeiro de 1919, filho de Pedro Pelisson e Vitória Constantino Pelisson, vindo de uma família de 10 irmãos. Orlando Pelisson chegou à Ibiporã, junto com a família, em 1937, aos 18 anos de idade.

Aqui casou-se com Aparecida Pereti Pelisson em 1945, com quem constituiu uma prole de cinco filhos: Daniel Antonio Pelisson, Terezinha Suely Pelisson, Jorge Luiz Pelisson, Marcos Alencar Pelisson e Marcelo Orlando Pelisson.

Orlando Pelisson sempre trabalhou na área comercial, a princípio com seus pais e posteriormente como proprietário da Casa União de Tecidos juntamente com seu sócio Guglielmo Coston Botti. Sociedade esta que perdurou por trinta anos.

Homem religioso de uma fé inabalável, sempre desempenhou tarefas que lhe eram destinadas em sua comunidade cristã (católica) com muita dedicação. De relacionamento fácil e muito amor ao próximo. Inclusive nesta comunidade, do Jardim Bom Pastor lecionava aulas de catequese nas tardes de domingo. Participava também ativamente das atividades culturais da paróquia nossa senhora da paz, (teatro e coral), à época dirigidas pelo então Pe. José Zanelli, seu compadre.

Na política exerceu dois mandatos como vereador entre os anos de 1957 e 1959.

Orlando Pelisson faleceu no dia 17 de fevereiro de 1969 aos 50 anos de idade.

[Texto Biográfico: Daniel Antonio Pelisson]