Publicado em: 13/04/2015 13:31

José Maria homologa licitação para reforma do Terminal Rodoviário

José Maria homologa licitação para reforma do Terminal Rodoviário José Maria homologa licitação para reforma do Terminal Rodoviário

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, assinou nesta sexta-feira (10) o termo de homologação de licitação referente à reforma e ampliação do Terminal Rodoviário José da Rocha Guedes. A construtora responsável pela obra é a Opus Prima Engenharia e Construções LTDA, de Londrina.

Com valor de R$821.818,35, provenientes de recursos municipais, o projeto contempla a reforma, ampliação e revitalização do entorno. Serão 1.161,82 m² de reforma e 258,02 m² de ampliação, totalizando 1.419,84 m². As obras incluem a modernização da infraestrutura, cobertura, reestruturação das plataformas de embarque e desembarque, substituição do piso e reforma e adaptação dos banheiros para pessoas com necessidades especiais.

O terminal ainda contará com comércio, totem eletrônico com o horário dos ônibus, internet gratuita, biblioteca, Centro de Informações Turísticas e um espaço que disponibilizará uma série de serviços de natureza pública, como emissão de Carteira de Identidade e de Trabalho. O projeto foi desenvolvido pelo secretário de Cultura e Turismo e arquiteto, Júlio Dutra, em parceria com a Secretaria de Planejamento.

Construído na década de 70, o Terminal havia passado por uma reforma em 1995, que abrangeu desde a cobertura até a troca de pisos, peças dos sanitários, revestimentos de azulejos, colocação de bancos, treliças, telhas, além de iluminação e pintura. Agora, o espaço passará pela sua maior reforma, com ampliação da área construída e revitalização do entorno. "Por aqui transitam cerca de cinco mil pessoas diariamente, de Ibiporã, além de outras cidades e estados. A cidade cresceu, e merece um Terminal Rodoviário à altura de sua pujança. Certamente aqui será um local que a população terá orgulho de frequentar e mostrar aos visitantes", ressaltou o prefeito José Maria  quando autorizou a licitação para reforma do Terminal Rodoviário, em dezembro do ano passado.

O prazo para conclusão da obra é de seis meses, a partir a partir da data de recebimento da ordem de serviço, a qual ocorrerá em breve, podendo ser prorrogado.

A Administração Municipal estuda a construção de outro terminal rodoviário em Ibiporã. "Estamos nos planejando para construir um novo terminal rodoviário fora do centro da cidade, próximo a saída para Jataizinho. A ideia é que o terminal atual seja apenas para ônibus urbanos. Isso se adequa às mudanças que ocorrerão no trânsito da cidade. Com essa nova construção, os ônibus de carreira (viagem) não mais passarão pelo centro ajudando no fluxo do trânsito, na área central", explica o prefeito. É importante ressaltar que este projeto ainda está em fase de estudos.