Publicado em: 16/04/2015 17:00

Administração Municipal reinaugura a UBS Orlando Pelisson

Administração Municipal reinaugura a UBS Orlando Pelisson Administração Municipal reinaugura a UBS Orlando Pelisson

A Administração Municipal celebrou com os moradores do Jardim Bom Pastor e região, na noite desta quarta-feira (15), a reinauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Orlando Pelisson, que foi totalmente reformada e ampliada, por determinação do prefeito José Maria, para melhor atender aos cidadãos do município.

Ibiporã tem investido quase 30% da receita em saúde, nos últimos anos, o dobro do preconizado pelo Ministério da Saúde de 15%. De acordo com o prefeito José Maria, administração investe recursos expressivos na área porque tem como objetivo dar condições e acesso à saúde, de forma digna e qualitativa ao cidadão, atendendo as demandas de toda a comunidade ibiporaense.

"Hoje é um dia de muita alegria para a administração municipal, pois entendemos que para oferecer um serviço de qualidade na saúde, é necessário investir no espaço físico, equipamentos, capacitação dos profissionais, medicamentos e também no acolhimento humanizado do cidadão", afirmou José Maria. "A nossa administração não tem medido esforços para oferecer e ampliar essas condições e consequentemente, o melhor atendimento para os nossos munícipes. Com a entrega deste posto de saúde, tenho a certeza que os moradores do Jardim Bom Pastor e toda a região serão muito bem recebidos e atendidos aqui", acrescentou o prefeito.

A UBS Orlando Pelisson foi reformada e ampliada em 67 m², totalizando 461 m² que comportam: cinco consultórios médicos e um odontológico, salas para pré e pós-consultas, vacinação, expurgo, esterilização, curativos, coleta de exames, salas de espera e recepção, além do "Espaço Saúde" para as reuniões dos grupos de educação de hipertensão, tabagismo, gestantes, diabetes e outras demandas.

A UBS também foi adequada às exigências de acessibilidade e conta agora com banheiro adaptado para pessoa com deficiência, foram instalados também piso tátil, rampa e corrimões, além das instalações elétricas, hidráulicas. O piso, ventiladores, vidros, portas foram trocadas e uma nova pintura foi feita no local.

A administração municipal investiu juntamente com o governo federal, por meio do Ministério da Saúde R$ 290.985,06, na UBS do Jardim Bom Pastor. Sendo R$105 mil provenientes do governo federal e contrapartida municipal de R$185.985,06.

Para a vice-prefeita, Sandra Moya, a reinauguração da UBS Orlando Pelisson assegura que as metas traçadas pela administração municipal têm sido alcançadas. "É uma satisfação muito grande ver que os esforços que temos feito para atender e beneficiar a população estão sendo realizados. A Administração José Maria e Sandra Moya tem olhado com um olhar muito especial para a saúde. E celebrar momentos como esse, vendo o comprometimento da equipe e o envolvimento da população é sempre muito prazeroso", assegurou Sandra.

Conforme o diretor municipal de saúde, Ilto de Souza, atualmente Ibiporã realiza aproximadamente 13 mil consultas mensais. "Com reinauguração da UBS do Jardim Bom Pastor, esse número com certeza aumentará. A entrega deste empreendimento é um grande avanço para nós profissionais da saúde, para a gestão municipal que está reestruturando toda a rede de atenção básica, mas principalmente para as pessoas que buscam o atendimento, pois as novas instalações contam com um espaço adequado para o atendimento humanizado que sempre objetivamos oferecer", garantiu ele.

Ainda conforme Souza, a administração contratou sete novos médicos para o município, quatro clínicos gerais, dois ginecologistas e um pediatra que iniciaram as atividades em primeiro de abril. "Mais dois médicos, um psiquiatra e um oftalmologista serão chamados para fazer parte da equipe de Ibiporã", adiantou o diretor de saúde.

A UBS Orlando Pelisson atende uma população de aproximadamente 4500 moradores, dos Jardins: Bom Pastor, Alvorada, Zanoni, Dom Bosco, dos Conjuntos José Pires de Godoy, Canadá, João Miguel, Antônio Guilherme, as Vilas Ipê, Melo Dutra e o Residencial Borges.

Estiveram presentes na solenidade, o Prefeito José Maria e a primeira-dama, Eliana Eik Borges Ferreira, a vice-prefeita, Sandra Moya, o secretário municipal de Obras, Alexandre Secretário de Administração, Juarez Afonso Ignácio, secretária de Assistência Social, Ester Moura, secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, o diretor de Saúde, Ilto de Souza, a coordenadora da UBS, Josiane dos Santos Redon, o diretor presidente do Samae, Cláudio Buzetti, o presidente da Câmara de Vereadores, Lafayette Forin juntamente com os vereadores Orlando Ferreira e Marco Antônio Dias (Marco da Ambulância).