Educação

 

Publicado em: 20/04/2015 12:49

Audiência pública discute metas para educação


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Audiência pública discute metas para educação Audiência pública discute metas para educação

 

Professores, gestores, coordenadores, representantes de escolas públicas e privadas, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, autoridades civis e eclesiásticas de Ibiporã participaram nesta quinta-feira (16), no Auditório dos Pioneiros, de uma audiência pública para discutir o Plano Municipal de Educação (PME) e adequá-lo ao Plano Nacional de Educação (PNE).

 

Durante o encontro, foi apresentado o histórico da construção do Plano e em seguida realizada a leitura das metas e estratégias do documento-base - proposta preliminar do PME, que contém diretrizes, metas e estratégias educacionais para os próximos 10 anos. O documento-base foi elaborado por uma comissão formada por agentes públicos e políticos responsável por revisar o PME, aprovado em 2005.

 

Na abertura do debate público o prefeito José Maria Ferreira ressaltou a importância da educação para o progresso da sociedade e da união de esforços para que o diagnóstico e as metas traçadas tenham qualidade técnica e que seja legítimo. "A renovação do nosso país dar-se-á pelo processo educacional. Este é um momento importante para se discutir qual educação temos e qual queremos para daqui a 10 anos. Espero que todos aqui presentes estejam comprometidos a dar o melhor de si para qualificar ainda mais o setor de educação em nosso município", afirmou José Maria. "Como gestores públicos nos preocupamos muito em cuidar da educação com carinho e comprometimento. Parabéns ao trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Educação e comissão que revisa o PME. Peço que cada um de vocês se dedique para que nossa educação esteja à frente de qualquer ação municipal", expôs a vice-prefeita, Sandra Moya.

 

A secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi, enfatizou que quase a totalidade das metas traçadas em 2005 foram cumpridas. "Nos últimos anos conquistamos um Plano de Carreira, piso nacional do educador, formação continuada, constituição dos conselhos escolares, ampliação das vagas para a Educação Infantil, materiais didáticos e pedagógicos atualizados, lousas digitais, reforma, ampliação e construção de novos centros educacionais, EJA diurno, participação nos sistemas nacionais de educação, dentre outras melhorias", citou a secretária. "Buscamos uma educação humanizada, e isso exige muito mais do que está nos livros didáticos. A nossa práxis pedagógica deve ser sempre revista e melhorada. Por isso, espero que tenhamos inteligência e discernimento para delinear propostas que possibilitem a efetivação deste processo", defendeu Margareth.

 

Antes de iniciar os trabalhos, o público presente assistiu à palestra "Plano Municipal de Educação- Metas e Diretrizes", proferida pelo especialista em Gestão da Educação e consultor em Educação da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), professor Jacir Bombonato Machado.

 

Em seguida, os participantes foram divididos em sete grupos para análise e complementação do documento-base. As próximas etapas serão a discussão e validação do documento-base, entrega do documento à secretária de Educação, elaboração de um projeto de lei para ser discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores e sanção pelo prefeito.

 

De acordo com o artigo 8º da Lei Federal nº 13.005/2014, os municípios deverão ter aprovados seus Planos Municipais de Educação até o dia 26 de junho de 2015. Caso isso não aconteça, poderá perder repasses de verbas federais. "Estamos com boa parte do dever cumprido, pois apenas atualizamos o atual plano conforme o que estabelece o PNE, pois o Paraná também está em processo de elaboração de um Plano Estadual de Educação. Vamos trabalhar de maneira organizada e articulada para que possamos sanar dificuldades e oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos", assegurou a presidente da comissão, Patrícia Ednéia Perez Bueno.

 

Plano Nacional de Educação

 

O PNE apresenta 254 estratégias distribuídas em 20 metas a serem cumpridas até 2025, entre as quais a alfabetização de todas as crianças até o fim do terceiro ano do ensino fundamental, a erradicação do analfabetismo de brasileiros com 15 anos ou mais, a inclusão de todas as crianças de quatro e cinco anos na pré-escola e o acesso à creche para pelo menos metade das crianças de até três anos. Há ainda o estímulo ao ensino profissionalizante de adolescentes e adultos e à formação continuada de professores.