Publicado em: 23/04/2015 17:06

Campanha de prevenção à hipertensão e diabetes neste domingo (26)

Campanha de prevenção à hipertensão e diabetes neste domingo (26) Campanha de prevenção à hipertensão e diabetes neste domingo (26)

Em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove no próximo domingo (26) uma campanha de prevenção a hipertensão arterial e diabetes. Das 8 às 12 horas, na Praça Pio XII, profissionais de saúde realizarão várias ações preventivas, tais como: Aferição de Pressão Arterial, Teste de Glicemia e Controle de Índice de Massa Corpórea (IMC).

Psicóloga e nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) também estarão no local informando a população sobre as reuniões com grupos de hipertensos e diabéticos que acontecem mensalmente nas Unidades Básicas de Saúde.

Dentre os objetivos da campanha estão detecção precoce das pessoas com suspeita de hipertensão e diabetes; promoção de ações preventivas para reduzir sequelas; esclarecimento sobre medidas preventivas para melhorar a qualidade de vida; incentivar a participação nos grupos de educação em saúde e incentivar a mudança de hábitos alimentares.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em abril de 2013, a estimativa de que a hipertensão afetava 1 em cada 3 pessoas em todo o mundo, um elevado número total de 2 bilhões de pessoas. As doenças cardiovasculares tiram a vida de 9,4 milhões de pessoas por ano. A hipertensão também aumenta o risco de desenvolver outros problemas de saúde, como insuficiência renal e cegueira.

No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros vivem com a hipertensão e existem outros 12 milhões que ainda não sabem que possuem a doença. São mais de 300 mil mortes por ano.