Educação

 

Publicado em: 29/04/2015 15:20

Peça teatral sobre cooperativismo será apresentada para 600 crianças da rede municipal


Whatsapp

 

Peça teatral sobre cooperativismo será apresentada para 600 crianças da rede municipal Peça teatral sobre cooperativismo será apresentada para 600 crianças da rede municipal

 

Nesta quinta-feira (30) Ibiporã recebe a peça teatral "Zum Zum Zum, a União Faz a Vida", que será apresentada em duas sessões, às 09h e às 14h, no Cine Teatro Padre José Zanelli para aproximadamente 600 crianças da rede municipal, além dos professores.

 

O espetáculo integra o programa "A União Faz a Vida", da cooperativa de crédito Sicredi União PR/SP, que foi lançado em Ibiporã no final do ano passado. Desde o início deste ano, os professores da rede municipal estão passando por um processo de formação em práticas de educação cooperativa. Segundo Sandra Michels, assessora de programas sociais da cooperativa, o objetivo é "construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes".

 

A peça promete 45 minutos de diversão para as crianças com a história dos irmãos Leona e Artur. Leona é cadeirante e vê em seu irmão um grande amigo. Em uma noite de brincadeiras, as crianças escutam o som de uma pequena abelha que pede ajuda aos dois para uma grande missão. Juntos, eles partem para uma viagem inesquecível e conhecem a Rainha Mau-Mau e o Cacunda, dois personagens que não sabem o valor da cooperação e lutam para que o mal vença sobre o bem. E é aí que os irmãos entram em ação, mostrando aos vilões a importância do respeito, da união e da amizade.

 

"A apresentação é uma forma de sensibilizar os alunos. Trata de cooperação, de cidadania, de trabalho em equipe", resume a assessora. Produzida pela Liga Produção Cultural, com texto e músicas Renato Mendonça e direção de João Pedro Madureira, a peça utiliza basicamente material reciclável nos figurinos, cenários e adereços, além da iluminação que privilegiará efeitos com luz de LED, que exige um baixo consumo de energia.

 

Programa "A União Faz a Vida"

 

O programa "União Faz a Vida" é realizado em âmbito nacional e atinge cerca de 192 mil crianças e adolescentes e 15 mil educadores. Na área de abrangência da Sicredi União PR/SP são atendidos 13,5 mil crianças e adolescentes, 1,1 mil educadores de 83 escolas em 20 municípios.

 

Segundo Sandra Michels, em Ibiporã, após a apresentação deste dia 30 de abril, o programa dará continuidade na formação dos educadores. "Essa formação continuada objetiva o desenvolvimento dos projetos e seus desafios", afirma. Os projetos desenvolvidos devem ter foco na expansão das práticas de cooperação e cidadania e são articulados com o currículo escolar.

 

O gerente da Sicredi União PR/SP em Ibiporã, Sonivaldo Rodrigues, lembra que as conversas para levar o programa para a cidade envolveram ampla análise e discussão. "Agora, já se percebe que o programa é uma motivação grande para professores e alunos. Nossa expectativa é muito boa", revela.

 

A assessora do ensino fundamental da Secretária de Educação de Ibiporã, Josilene Margonato de Oliveira Silva, revela que o programa já alcança boa aceitação em toda a rede e que os cerca de 100 professoras das 22 escolas envolvidas estão bastante motivados nesta fase de capacitação. "Com a apresentação da peça de teatro, os alunos terão o primeiro contato com o programa. Será uma sensibilização sobre o tema e sobre a importância do cooperativismo. Nossas expectativas são muito positivas com esse trabalho de construção do conhecimento", afirma

 

Sobre a Sicredi União PR/SP

 

A Sicredi União PR/SP é uma instituição financeira cooperativa, com 71 agências espalhadas em sua área de atuação, que abrange o Norte e Noroeste do Paraná e o Centro Leste de São Paulo. Atende mais de 100 mil clientes associados e conta com todos os produtos e serviços de um banco, com o diferencial do atendimento de qualidade. É uma das maiores cooperativas financeiras do Brasil.