Publicado em: 07/05/2015 10:55

Ibiporã abre nesta sexta-feira (08/5) o 3º Encontro Regional de Dança

Ibiporã abre nesta sexta-feira (08/5) o 3º Encontro Regional de Dança Ibiporã abre nesta sexta-feira (08/5) o 3º Encontro Regional de Dança

Com o objetivo de promover o intercâmbio entre as escolas e grupos de dança da região, aperfeiçoar técnicas e oportunizar a apresentação dos espetáculos produzidos, a Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural de Ibiporã, promove neste final de semana, entre os dias 8 a 10 de maio, o 3º Encontro Regional de Dança.

Estão confirmados grupos de Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Apucarana, Maringá e Cornélio Procópio.

O evento cresce ano a ano e terá nesta edição a participação especial da Cia. de Dança Masculina Jair Moraes, de Curitiba, que faz o espetáculo de abertura, "Corpo em Movimentos", AMANHÃ (dia 8), às 20h, no Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli. Os ingressos custam R$ 10,00 (preço único).

A companhia, que virá com 18 bailarinos, ministrará cursos nos outros dias e comporá o corpo de jurados das apresentações dos grupos inscritos.

Para todas as demais apresentações (no sábado e domingo) a entrada é gratuita.

HISTÓRICO DE FESTIVAIS

"Ibiporã já sediou Festivais de Dança e realizou vários encontros. Com isso, há um grande movimento na área e uma troca salutar de grupos e companhias participantes", afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra. A cidade já recebeu o Ballet Guaíra, a Cia. Cisne Negro, o Teatro Bolshoi e até uma companhia da França que esteve em um destes eventos relacionados à dança, lembra Dutra.

"Essa é uma forma de movimentarmos também o nosso espaço, que é motivo de orgulho para nossos bailarinos e também projeta ainda mais o nosso município por meio desses movimentos artísticos. O encontro será com certeza um sucesso, pelo profissionalismo e empenho de toda a equipe que sempre responde às ações propostas", adiantou o secretário.

TODOS OS ESTILOS

Todas as apresentações e oficinas serão no Cine Teatro Pe. José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368 - Centro). O encontro é aberto a grupos e escolas da região e a todos os estilos de dança. "Já recebemos ballet clássico, dança de rua, dança sacra, contemporânea", comenta a coordenadora da Escola de Ballet de Ibiporã, Leila Assis.

Nos dias 9 e 10 (sábado e domingo) além dos cursos, haverá apresentações dos grupos inscritos, que concorrerão aos prêmios de melhor grupo e melhor bailarino e bailarina.

No 1º encontro (em 2012) o Auditório Pioneiros, da Secretaria de Educação de Ibiporã, ficou pequeno para a quantidade de interessados. No 2º, foi necessária toda a estrutura do Cine Teatro e vieram cinco grupos de Londrina, três de Ibiporã - a Escola Municipal de Dança, o Espaço Vida e um grupo de street dance , além de escolas de Rolândia, Apucarana, Cambé e Cornélio Procópio.

Apresentações:

dia 08 (sexta), às 20 horas - Abertura com Cia de Dança Jair Moraes;

dia 09 (sábado) - apresentações dos grupos participantes às 19 horas;

dia 10 (domingo) - apresentações dos grupos participantes às 15 horas.

INFORMAÇÕES SOBRE A CIA. DE DANÇA JAIR MORAIS

A Cia. de Dança Masculina Jair Moraes, desenvolve um trabalho eficiente e com qualidade no mundo da dança, potencializando e valorizando a Dança  Masculina no cenário artístico  brasileiro há mais de 10 anos,  sendo a pioneira   desse gênero.  A Cia.  foi criada  com um enfoque específico na preparação técnica,  artística e  pesquisa coreográfica para homens, potencializando um mercado  profissional  quase  inexistente no Brasil.  Promove e valoriza a dança masculina como forma de inserção social, abrindo oportunidades de mercado de trabalho aos seus integrantes e vai indo além, como incentivando novos criadores, professores, contra regra, diretor de cena, figurinista, cenógrafo, cenotécnicos, funções essas  que estão correlacionadas diretamente  com a produção de um espetáculo. A Cia. de  Dança Masculina, contribui para a modificação do cenário  do Homem na Dança, oportunizando aos seus integrantes um conhecimento crítico da própria arte do dançar e de se comportar perante a sociedade como agente transformador. (por André Morais)

Fotos de Divulgação da Cia. (em anexo)

Serviço:

3º Encontro de Dança de Ibiporã

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli

Data: 8 a 10 de maio de 2015

Informações: (43) 3178-0215/ 3178-0216

Ingressos: Somente para o espetáculo de abertura, dia 08/5, às 20h, a R$ 10,00. Os demais são todos gratuitos.