Publicado em: 13/05/2015 08:28

Ibiporã respirou dança neste final de semana

Ibiporã respirou dança neste final de semana Ibiporã respirou dança neste final de semana

O 3º Encontro Regional de Dança de Ibiporã, que lotou durante três dias o Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli, entre sexta e domingo (8, 9 e 10 de maio), foi um show de cores, luzes e movimento. Um evento eclético, que abriu espaço para vários estilos (ballet clássico, jazz, dança contemporânea, street dance, dança de salão, sacra e hip-hop) e teve a participação de 15 grupos de Ibiporã, Londrina, Rolândia e Cornélio Procópio.

Foi um evento de muita intensidade, beleza, variedade de estilos e presença de público. O destaque foi a Cia. de Dança Masculina Jair Moraes, de Curitiba, que fez o espetáculo de abertura, "Corpo em Movimentos", e ministrou cursos e oficinas aos participantes no sábado e no domingo. Na abertura, sexta-feira, a companhia foi homenageada e a vice-prefeita Sandra Moya fez a entrega de uma lembrança da administração municipal ao diretor.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, agradeceu a Jair Morais pela presença e o trabalho da sua companhia no evento, destacou o nível e variedade dos espetáculos e anunciou a continuidade do encontro, que, a partir de 2016, se transformará num festival. "Queremos receber mais grupos e de outras cidades do Brasil", afirmou.

A coordenadora do evento, a professora Leila Assis, agradeceu o empenho de toda a equipe da Escola de Ballet de Ibiporã, da Fundação Cultural e da Secretaria para que o evento tivesse êxito. "Só temos a agradecer a todos e também aos grupos que vieram. Que retornem no ano que vem", desejou.

APRESENTAÇÕES

As apresentações dos grupos aconteceram no sábado, das 20 às 22h30, e no domingo, das 15h às 18h, quando houve o encerramento com a premiação. Todas as companhias receberam troféu de participação e houve a menção de três destaques, por parte dos julgadores, todos professores da Cia. Jair de Moraes: o melhor espetáculo ('Favela'), melhor bailarino (Matheus Nemoto) e também bailarina (Kamila Oliveira) foram para a Funcart - Escola Municipal de Dança de Londrina.

Foram apresentadas no total 70 coreografias. Tanto na abertura, quanto no encerramento, o coreógrafo e diretor Jair de enalteceu a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Cultural de Ibiporã, por realizar o evento e oferecer essa oportunidade aos grupos da região.

ELOGIO A IBIPORÃ

"Estão de parabéns e é uma iniciativa rara hoje no Brasil, uma cidade pequena que recebe com excelência vários grupos, que promove um festival dessa grandeza e investe na dança como poucas no País. Não vemos isso nas cidades grandes, que oferecem muitos atrativos e shows comerciais e há pouco espaço para a dança. Há poucos projetos no País para se destinar recursos para a dança; preferem priorizar os cantores. Já aqui em Ibiporã vimos o contrário e ficamos surpresos com este incentivo e esta receptividade", afirmou Jair Morais.

A sua companhia veio a Ibiporã por meio de uma parceria. A Prefeitura assumiu todos os custos com alimentação, estadia (18 bailarinos e mais os técnicos) e destinou um ônibus que fez o transporte de ida e volta do grupo à Capital.