Publicado em: 13/05/2015 11:34

José Maria analisa documento-base do Plano Municipal de Educação

José Maria analisa documento-base do Plano Municipal de Educação José Maria analisa documento-base do Plano Municipal de Educação

No final de abril a comissão responsável pela elaboração do Plano Municipal de Educação e a secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi, entregaram ao prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira o documento-base do Plano Municipal de Educação (PME).

O documento contém as diretrizes, metas e estratégias educacionais para os próximos 10 anos, e tem como base o Plano Nacional de Educação (PNE). O documento-base foi elaborado por uma comissão formada por agentes públicos e políticos responsáveis por revisar o PME, aprovado em 2005. "A comissão seguiu rigorosamente o caderno de orientações do Ministério da Educação e recebeu contribuições de diretores, professores e educadores infantis. A sociedade também colaborou por meio de uma audiência pública realizada dia 16 de abril. Ou seja, os rumos da educação de Ibiporã para o próximo decênio foram traçados com base em um amplo, representativo e democrático debate, apontando as necessidades educacionais e um conjunto de metas e estratégias factíveis com o PNE", assegurrou a presidente da comissão, Patrícia Ednéia Perez Bueno.

José Maria ressaltou a importância de se discutir de forma ampla e representativa a atual situação da educação básica e as metas a serem concretizadas nos próximos anos. "Desta forma, traçamos um panorama dos resultados obtidos e podemos visualizar onde deveremos concentrar esforços políticos, de pessoal e recursos para que se ofereça uma educação de qualidade aos filhos de nossas famílias ibiporaenses", explanou.

De acordo Patrícia, as próximas iniciativas para aprovação do PME são a avaliação do documento-base pelo prefeito, elaboração de um projeto de lei a ser encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação, votação do projeto e a sanção da lei pelo prefeito municipal.

Conforme o artigo 8º da Lei Federal nº 13.005/2014, os municípios deverão ter aprovados seus Planos Municipais de Educação até o dia 24 de junho de 2015. Caso isso não aconteça, poderá perder repasses de verbas federais. "Estamos com boa parte do dever cumprido, pois no caso de Ibiporã a comissão precisou apenas atualizar o PME de 2005 conforme o que estabelece o PNE. Trabalhamos de forma organizada e articulada a fim de garantir o cumprimento dos prazos", avaliou a presidente da comissão.

Plano Municipal de Educação

O PME é composto por Eixos Temáticos, definidos em um conjunto de Diagnóstico, Diretrizes e Metas/Estratégias, distribuídos nos diversos níveis e modalidades de Ensino. As propostas expressas no plano são pautadas numa política educacional julgada como desejável e passível de implementação, na legislação que dá suporte e nas condições humanas, materiais e financeiras à disposição da rede educacional do município.

O documento está adequado as 20 metas do PNE, a serem cumpridas até 2025, entre as quais a alfabetização de todas as crianças até o fim do terceiro ano do ensino fundamental, a erradicação do analfabetismo de brasileiros com 15 anos ou mais, a inclusão de todas as crianças de quatro e cinco anos na pré-escola e o acesso à creche para pelo menos metade das crianças de até três anos. Há ainda o estímulo ao ensino profissionalizante de adolescentes e adultos e à formação continuada de professores.

"A única meta traçada em 2005 e que ainda não foi alcançada no município é o fortalecimento dos Conselhos Escolares. Nos últimos anos conquistamos um Plano de Carreira, piso nacional do educador, formação continuada, constituição dos conselhos escolares, ampliação das vagas para a Educação Infantil, materiais didáticos e pedagógicos atualizados, lousas digitais, reforma, ampliação e construção de novos centros educacionais, EJA diurno, participação nos sistemas nacionais de educação, dentre outras melhorias. Buscamos uma educação humanizada, e isso exige muito mais do que está nos livros didáticos. A nossa práxis pedagógica deve ser sempre revista e melhorada", defende a secretária de Educação, Margareth Coloniezi.

Para o prefeito José Maria, os desafios educacionais concentram-se no compromisso permanente com o efetivo aprendizado e a melhor qualificação dos professores. "Hoje temos várias opções de acesso à informação, mas nem sempre representam acesso ao conhecimento. O desafio educacional dos tempos atuais é utilizar os diferentes meios de acesso ao conhecimento no aprendizado do aluno. Outro aspecto importante é investir na qualificação do professor por meio de uma melhor seleção, avaliação e remuneração, visto que possuem papel fundamental na construção do conhecimento", finaliza.