Indústria e Comércio

Publicado em: 14/05/2015 15:26

José Maria recebe representantes de empresa sul-coreana

José Maria recebe representantes de empresa sul-coreana José Maria recebe representantes de empresa sul-coreana

O diretor-executivo e o diretor geral da empresa sul coreana Fine Field Trading LTD, Oscar Lee e Akio Watanabe, estiveram em Ibiporã nesta terça-feira (12) retribuindo a visita oficial de cooperação econômica feita pelo prefeito José Maria Ferreira à capital Seul, entre os dias 27 de março e 4 de abril.

Recepcionados por José Maria, a primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, os filhos, Rafael e Lucas, secretários e membros da Administração Municipal, os empresários conheceram a Prefeitura Municipal e visitaram algumas obras da administração José Maria e Sandra Moya, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Escola Municipal Alice Roma, o Condomínio Empresarial e o loteamento Nenê Favoreto, além de circular pelas estradas rurais do município, comprovando o bom estado de conservação das vias.

O prefeito ressaltou a política de industrialização do município, cujo objetivo é atrair indústrias dos mais diferentes ramos, possibilitando o aumento da geração de emprego, renda, circulação de bens e produtos e desenvolvimento da economia local. José Maria ainda os levou até o Frigorífico Rainha da Paz para conversar com o diretor industrial, Valdecir Belançon, sobre a possibilidade de exportação de seus produtos (carne suína) para o mercado asiático.

Ao final da visita, Lee e Watanabe agradeceram a acolhida da equipe da Administração Municipal e disseram que Ibiporã lhes causou uma impressão positiva. Eles reiteraram o interesse da trading em investir em vários segmentos nas regiões Norte e Noroeste do Estado. "Ibiporã está próxima a Londrina e localiza-se em uma posição estratégica tanto para o mercado brasileiro quanto para o latino-americano. Além disso, temos considerado o lado humano do prefeito José Maria, que tem se empenhado em estreitar as relações comerciais com a Coreia do Sul, alavancando o setor industrial e melhorando a qualidade de vida da população", pontuou o diretor geral da empresa.

De acordo com José Maria, vários projetos foram discutidos com os empresários, como a instalação de uma empresa da área de equipamentos pesados e outra de equipamentos agrícola, construção de silos para armazenagem de grãos, instalação de um truck Center (centro com infraestrutura para atender veículos pesados de carga, de passageiros e carreteiros), desenvolvimento de um projeto piloto, em parceria com a empresa KSB, para instalação de lâmpadas de LED (Diodo Emissor de Luz), em toda rede de iluminação pública do município e geração de energia solar para atender a demanda dos prédios da Prefeitura, do antigo Fórum, da Câmara de Vereadores e do Centro de Saúde e instalação de uma fábrica de lâmpadas de LED.

"A Coreia do Sul é um exemplo de país que possui know-how e empreendimentos considerados modelos na aplicação e uso de energias renováveis. Esta seria a primeira unidade latino-americana da fábrica de sistemas fotovoltaicos de geração de energia voltada para investimentos na área de tecnologia LED. Sediar uma empresa deste porte traz muitas vantagens ao município, como a geração de empregos, aumento da renda, desenvolvimento do setor de alta tecnologia e melhora dos serviços públicos prestados aos cidadãos", citou José Maria.

Segundo o prefeito, a Fine Field também demonstrou interesse em financiar parte do "Trem Pé Vermelho", projeto de transporte regional de passageiros no Norte e Noroeste do estado. "Trata-se de uma iniciativa de maior fôlego, que dependerá dos esforços das esferas governamentais estadual e federal e da concessionária. "Se esta ação se concretizar, não há dúvida que será um transporte muito eficiente, econômico e com poder de resolutibilidade muito bom para toda a região do norte do estado", expôs José Maria.

Conforme José Maria, o cumprimento do cronograma pré-estabelecido e o reforço do interesse da Fine Field em firmar parcerias comerciais no município são motivo de grande satisfação. "Atrair uma empresa desta monta é complexo e demanda o cumprimento de várias etapas porque é muito concorrida a atração de uma empresa. No dia 25 um grupo de técnicos estará aqui para realização de um estudo que apontará a viabilidade dos projetos acordados.