Publicado em: 21/05/2015 14:49

Proinfância II é entregue pela administração municipal

Proinfância II é entregue pela administração municipal Proinfância II é entregue pela administração municipal

A administração municipal, por meio da secretaria de Educação, inaugurou na última sexta-feira (15) o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Maria Cristina Alves Pereira Wosny, o Proinfância II, no Conjunto Pedro Morelli. A comunidade local marcou presença na festividade e celebrou com a atual gestão mais esta conquista para Ibiporã.

Atenta às necessidades das crianças, a administração municipal tem investido recursos expressivos na área da educação. Desde 2009 a administração construiu cinco novas instituições municipais de ensino e reformou e ampliou outras 16. Conforme o prefeito José Maria, todos esses avanços são frutos de muito trabalho, empenho, luta, atenção e dedicação com a educação.

"A educação transforma a vida. Nosso objetivo não é construir apenas novos prédios. O anseio da administração municipal é oferecer às crianças uma escola acolhedora, digna de cada um dos nossos pequenos", afirmou o prefeito. "Que a infância aqui, caras professoras, possa ser lembrada como bons momentos da vida. Que o amor ao próximo, o respeito mútuo sejam fomentados para que tenhamos, no futuro, homens e mulheres respeitosos e que efetivamente possam construir uma sociedade diferente,  de paz", acrescentou José Maria.

Além dos investimentos em novos espaços físicos destinados à educação, a administração municipal contratou 300 novos servidores. Atualmente, 750 profissionais trabalham para atender as 5500 crianças matriculadas na rede municipal de ensino. A frota também foi renovada; o município adquiriu oito novos ônibus, totalizando 16. A alimentação escolar, do mesmo modo, recebe um olhar atento do prefeito José Maria. A administração municipal, juntamente com o governo federal, investe mais de R$ 1 milhão e 200 mil, anualmente, na merenda escolar.

"Essa é a escola que estamos fazendo para os filhos dos nossos ibiporaenses. Investimos intensamente na educação porque acredito que é a base de qualquer cidadão. O CMEI Professora Maria Cristina Alves Pereira Wosny foi construído e acompanhado com muito carinho. Não tem luxo, mas tem muita coisa boa. Tudo o que há de melhor foi aplicado aqui com o recurso da nossa comunidade e do Ministério da Educação (MEC)", expôs o prefeito.

"O seu IPTU está aqui, na construção, manutenção, no combustível dos ônibus, na merenda e pavimentação das nossas ruas. É para isso que servem os impostos, para serem devolvidos à sociedade, que ele possa efetivamente construir algo em favor da nossa comunidade. E esse é o trabalho ao qual nos propusemos a fazer e estamos cumprindo", garantiu o chefe do executivo.

De acordo com a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, a educação infantil é uma etapa muito importante na vida de uma criança. "A educação é como o conto do bambu chinês. Nós plantamos o bambu e então ele estende suas raízes pela terra subterrânea. Ninguém vê que a base está sendo formada, mas após quatro ou cinco anos, os brotos começam aparecer e os bambus podem chegar até 25 metros de altura. Em relação aos nossos pequeninos, basta cada gestor, cada pai e mãe saber esperar esse quinto ano chegar. Porque nossa administração está oferecendo a base, mas vocês, pais, precisam participar dessa construção, pois mais tarde nossas crianças se sustentarão só com o amor e a educação que foram dadas a elas", explicou a secretária.

Para a vice-prefeita Sandra Moya, entregar o Proinfância II foi uma grande satisfação. "Ver concluído um projeto que trabalhamos com o objetivo de fazer Ibiporã progredir mais, me dá muita alegria. Estar aqui comemorando com cada um de vocês a inauguração de mais este CMEI é a conclusão de mais um compromisso com os nossos munícipes. É muito satisfatório", revelou Sandra.

"Nossa gestão tem trabalhado muito para cuidar da cidade, das pessoas e da qualidade de vida de cada um dos nossos munícipes. Não é um trabalho fácil, é um compromisso diário e seriedade com o recurso público. Esse tem sido o lema da gestão José Maria e Sandra Moya, trabalhar com seriedade para poder cumprir os compromissos assumidos com cada um de vocês", finalizou a vice-prefeita.

Construção

Com investimentos de R$1,6 milhão em edificação e R$ 150 mil em imobiliário e equipamentos, o novo prédio do CMEI Professora Maria Cristina Alves Pereira Wosny, o Proinfância II, foi construído pela Icopan LTDA, construtora de Londrina, com recursos do Município e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do Ministério da Educação (MEC).

O novo CMEI possui área de 1.118,48 m² e contempla nove ambientes: administração, salas multiuso, creche III/pré-escola, pátio coberto, refeitório, anfiteatro, creche I e II, ala de serviço e estacionamento, além de atender também todas as regras de acessibilidade.

Com esta inauguração foram abertas, inicialmente, 185 novas vagas. Entretanto, em uma segunda etapa, o Proinfância II atenderá ao todo 224 crianças de 0 a 6 anos, divididas em berçário I e II, maternal, pré I e II, em período integral, para atender as famílias dos Conjuntos Azaléia, Pedro Morelli, Kaluana, Afonso Sarábia, Agenor Barduco, Jamil Sacca e Said Mustapha Issa.