Publicado em: 26/05/2015 12:59

Lançamento do Contos e Causos Vol. 5

Lançamento do Contos e Causos Vol. 5 Lançamento do Contos e Causos Vol. 5

A noite de sexta-feira (22/5) foi marcada pelo lançamento do 5º DVD-Book da série Contos e Causos - História Viva de Ibiporã, no Cine Teatro Padre José Zanelli.

Uma noite de surpresas e muitas memórias. Logo na entrada, carros antigos de colecionadores do Motor Clube de Ibiporã retratavam o passado, no qual os pioneiros trabalharam para construir a Ibiporã de hoje.

Em homenagem aos pioneiros falecidos, foram selecionadas fotografias e entrevistadas gravadas com eles para o projeto Contos e Causos, relembrando de maneira especial esses homens e mulheres que deixaram uma grande marca na história do Município. Acompanhando a projeção, encenações dos alunos do curso de teatro da Fundação Cultural (FCI), trajados a caráter.

O evento contou ainda com a pré-estreia do ballet "Sensações Memoriais", com alunos e professores da Escola de Dança da FCI, que tem como temática o café. Em seguida foi apresentado um trailer do Circuito das Capelas - próximo trabalho audiovisual que será lançado pela Secretaria de Cultura em 2016 - e iniciou a exibição do filme Contos e Causos Vol. 5.

O documentário exibe, por meio de fotos e falas dos pioneiros, a chegada, o trabalho, como era Ibiporã no início, histórias alegres, as dificuldades, a juventude e seu amor por Ibiporã.

Os homenageados desta edição receberam um kit com os cinco volumes já lançados do projeto. Fizeram a entrega o prefeito José Maria, a primeira dama Eliana Eik Borges Ferreira, a vice-prefeita Sandra Moya, a vereadora Mari de Sá e o Padre Wagner Pereira.

Para finalizar, os músicos da Escola de Música Ceforma animaram o coquetel, no qual todos os presentes puderam conversar e continuar relembrando seus contos e causos.

A produção dos DVD-books é do Museu Histórico e Artes de Ibiporã (MHAI) e o Contos e Causos é um projeto do Governo Municipal, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural de Ibiporã, com o apoio do IPHAN e da SETI-PR.

DEPOIMENTO

A filha de pioneiros, Diorazil Baize, que participa do Volume 7 do projeto, esteve presente e disse que todos os ibiporaenses precisam prestigiar os próximos lançamentos. "É para verem quem nos antecedeu, contando seus "causos" e suas histórias, relembrando o passado... É um justo resgate de nossa história e a apresentação de quem a escreveu. Parabéns ao secretário Julio Dutra e a toda a equipe da Secretaria de Cultura, pelo trabalho executado. Afinal fazer um "mosaico" da vida não é fácil", disse Diorazil. A ela e a todos os pioneiros e familiares, os agradecimentos da equipe do Museu Histórico, responsável pela execução do projeto: Jaime Kaster, Vradson Castro, Larissa Mariano, Maria Aparecida Ribeiro e Midiã Martins.

MEMÓRIAS DE INFÂNCIA

"Contos e Causos é um projeto pelo qual tenho muito carinho, até mesmo porque muitas das histórias e dos relatos foram coisas que vivenciei ainda na infânica ou que já tinha conhecimento por sempre me interessar pela forma que Ibiporã foi construída", disse o secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

"Sempre ouvia falar da construção da Igreja, da histórias da ferroviária, da casa de artes, dos grandes pioneiros e construtores desta terra, de histórias políticas, da "zona" que ficava atrás do cemitério, de alguns causos e muitas lembranças", cita Dutra. "Nasci aqui e para mim é um orgulho poder estar junto com essa equipe, que tanto se dedica neste trabalho, resgatar e assegurar os primórdios de nossa querida Terra Bonita. Acreditamos que no futuro Ibiporã poderá cada vez mais se orgulhar de como se iniciou e de como tudo foi acontecendo e se realizando", concluiu.

Veja mais fotos no site da Fundação Cultural de Ibiporã: www.fcibipora.com.br