Publicado em: 18/06/2015 09:59

Coleta de preventivo e exame das mamas neste sábado (20) na UBS do John Keneddy

Coleta de preventivo e exame das mamas  neste sábado (20) na UBS do John Keneddy Coleta de preventivo e exame das mamas neste sábado (20) na UBS do John Keneddy

Neste sábado (20), das 8 às 12 horas, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promove mais uma edição da Campanha Preventiva Contra o Câncer de Mama e Colo Uterino, além de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A ação ocorre na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim John Kennedy.

A coleta do preventivo e exame clínico das mamas serão realizados gratuitamente nas mulheres entre 15 e 69 anos. Já os testes rápidos são por livre demanda. É necessário levar um documento de identificação e o Cartão SUS. "Realizamos no sábado para oportunizar as mulheres que trabalham durante a semana a chance de dedicarem um tempo para cuidar da saúde. Nosso objetivo é trazer o maior número de mulheres para as UBSs e fazer a prevenção. Caso não seja mais possível prevenir, queremos descobrir a doença o mais rápido possível", argumenta a coordenadora municipal da Divisão de Saúde, Rosângela Borges.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para este ano a estimativa é que 57.120 novos casos da doença surjam no Brasil, isso equivale a 56,09 doentes a cada 100 mil habitantes.

Histórico de câncer de mama na família aumenta de quatro a seis vezes a possibilidade de desenvolver a doença, por isso é indicado nesta situação que as mulheres iniciem os exames 10 anos antes da idade que foi descoberta a doença. Sedentarismo, excesso de peso, exposição à radiação ionizante, consumo de álcool e o envelhecimento são mais alguns fatores que favorecem o surgimento da patologia. Cerca de quatro em cinco mulheres desenvolvem o tumor após os 50 anos.

Prevenção com exames periódicos, alimentação balanceada, atividades físicas, manutenção do peso e amamentação estão associadas a um risco menor de desenvolvimento do câncer de mama. Cerca de 30% dos cânceres de mama são evitados com essas medidas.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente e também atinge diversas mulheres ao redor do mundo. Em 2012 a doença levou a óbito 256 mil mulheres. Para 2015, só no Brasil, o INCA prevê o surgimento de 15.550 novos casos da doença.

Ainda segundo o INCA, o câncer de colo uterino geralmente acomete mulheres por volta dos 30 anos, progredindo rapidamente até chegar ao pico etário entre os 50 e 60 anos. Causado pela infecção genital do vírus Papiloma Humano (HPV), a doença pode ser diagnosticada rapidamente através do exame preventivo "papanicolau", sendo o tumor que mais apresenta cura se diagnosticado no início.

Serviço:

Campanha Preventiva do Câncer de Mama e Colo de Útero e Testes Rápidos (HIV, Sífilis e Hepatites B e C)

Quando: sábado (20)

Local: UBS do Jardim John Kennedy (Rua Brasil, 353)

Horário: Das 08 às 12 horas