Publicado em: 01/07/2015 15:11

Mais de 100 pessoas se qualificam no Expresso Instituto Sicoob

Mais de 100 pessoas se qualificam no Expresso Instituto Sicoob Mais de 100 pessoas se qualificam no Expresso Instituto Sicoob

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento profissional e promover a educação cooperativista em nosso município, o Instituto Sicoob em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidaria, proporcionou entre os dias 22 e 26 de junho cursos de qualificação profissional e uma palestra com o tema Educação Cooperativista.

Os cursos profissionalizantes do Instituto Sicoob foram ofertados através de uma plataforma móvel que tem por finalidade ir ao encontro da população, concedendo uma ampla grade de cursos certificados pela entidade.

Em vigor desde fevereiro de 2014, o projeto "Expresso Sicoob" já qualificou cerca de 2.500 pessoas em 63 municípios do Estado do Paraná. A mobilização para trazer o projeto para Ibiporã partiu da Secretaria do Trabalho. As tratativas iniciaram no ano passado com uma reunião na sede do Sicoob em Londrina onde estiveram presentes a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, Ana Claudia, da divisão de economia solidária e Antonio Carlos Ulbrichi, da Emater.

Presente na abertura do evento, Claudio Hannes, gerente da unidade de Ibiporã, elogiou a equipe da Secretaria do Trabalho pela excelente mobilização que amplia oportunidade à comunidade de Ibiporã. Claudio colocou-se à disposição para uma nova ação ainda neste ano, informou Lourdes.

Responsável por levar o programa ao encontro das comunidades, Alexandre Cesar Costa, instrutor técnico dos cursos e motorista do ônibus, se vê orgulhoso em ser o agente representativo deste instituto que visa atingir pessoas de todas as idades. "Sinto-me orgulhoso por representar o Instituto Sicoob e levar o projeto ao encontro da comunidade. É gratificante ver que isso pode mudar ou acrescer a vida de alguém. A comunidade de Ibiporã está de parabéns, e se mostraram interessados e dispostos a realizar os cursos", afirmou.

O prefeito José Maria fez questão de visitar os cursos e deixou uma mensagem de incentivo aos alunos, enaltecendo a busca pela qualificação e a oportunidade de crescimento pessoal e profissional como resultado. Agradeceu aos parceiros do Sicoob e parabenizou a iniciativa inovadora.

Foram mais de 200 inscritos, com o número expressivo de 127 concluintes, em diferentes cursos, dentre os 128 ofertados, como: Administração de Conflitos nas Empresas, Introdução à Informática, Secretariado Executivo, Como dirigir com segurança, Técnicas de vendas, Marketing Pessoal, entre muitos outros, informou a Coordenadora de Qualificação Profissional, Sônia Martins.

Nesta mesma semana, o Instituto proporcionou uma palestra voltada para as costureiras, artesãos e produtores de leite, com o tema "Educação Cooperativista". Ministrada por Angela Prates, da área de Recursos Humanos do Sicoob Londrina. Realizada no Complexo Cultural de Ibiporã, a palestra abordou aspectos que compõem uma cooperativa, os princípios e valores do cooperativsmo e da diferença entre o capitalismo e cooperativismo.