Publicado em: 02/07/2015 14:38

Conferência discute melhorias na saúde de Ibiporã

Conferência discute melhorias na saúde de Ibiporã Conferência discute melhorias na saúde de Ibiporã

Vários segmentos da sociedade reuniram-se no dia 26 de junho, no Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula (CCI), para avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e fortalecer o controle social no sistema.

Com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas", e o seguinte eixo: "Direito do Povo Brasileiro", a 13ª Conferência Municipal de Saúde foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Ibiporã. O evento atende à Lei 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), e estabelece uma periodicidade de quatro anos para a promoção das conferências. Para sua realização, foram organizadas pré-conferências entre os meses de março e maio, com a participação da população.

A programação incluiu palestra magna com a promotora de Justiça de Ibiporã Amarílis Picarelli Cordioli, sobre "o direito à saúde do povo brasileiro", palestra sobre o cenário atual da saúde em Ibiporã com a secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, apresentação da saúde que queremos com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosângela Borges, e da saúde que temos, com o prefeito José Maria Ferreira. Além das palestras, houve trabalho em grupo, com estudo dos eixos propostos - Grupo 1: direto a Saúde, garantia e acesso à serviços de qualidade; Grupo 2: Participação Social; Grupo 3:Valorização do trabalho e educação em saúde; Grupo 4: financiamento do SUS; Grupo 5: Ciência, tecnologia e inovação do SUS; apresentação e aprovação das propostas e eleição dos delegados para a 11ª Conferência Estadual de Saúde e os 16 novos representantes da sociedade civil para composição do Conselho Municipal de Saúde para o próximo quadriênio (2015-2019).

Em sua fala, Leilaine Furlaneto ressaltou o comprometimento da atual administração na melhoria da saúde, investimento na reforma e ampliação de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), construção de novos postos de saúde, investimento em equipes, ampliação do quadro de servidores e capacitação contínua dos profissionais. "Quero agradecer o empenho da minha equipe e a paciência e compreensão dos usuários pelos transtornos durante as reformas. Mas hoje colhemos os frutos de todo estes investimentos, oferecendo um serviço de saúde mais humanizado e com qualidade aos ibiporaenses", comentou a secretária.

Cumprimentando a todos, José Maria salientou a importância da participação popular nos rumos da cidade, principalmente na definição da política municipal de saúde. "Ibiporã é diferenciada pela maturidade política e social de nossa comunidade. Quase 30% da receita municipal têm sido investida em saúde nos últimos anos, o dobro do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 15%. Mais de R$26 milhões foram empenhados para a área em 2014. Somente no primeiro semestre deste ano R$13,8 milhões destinaram-se à saúde. A previsão é que quase R$30 milhões sejam aplicados até o final do ano. Todas estas conquistas são fruto do trabalho de investimento, luta e busca pelo aperfeiçoamento do serviço público. Vivemos um momento auspicioso, pois nos destacamos nacionalmente em uma área com muitos desafios e dificuldades", expôs o prefeito.

Recentemente a secretária municipal de Saúde recebeu o prêmio "Dr. Oswaldo Cruz", destinado aos 50 gestores destaques em liderança e comprometidos no cumprimento das metas e na melhoria da qualidade da saúde pública municipal.