Cultura e Turismo

Publicado em: 13/07/2015 10:35

Trabalhos com o tema "mãe" em exposição no saguão do Cine Teatro

Trabalhos com o tema Trabalhos com o tema "mãe" em exposição no saguão do Cine Teatro

Neste mês de julho a exposição em destaque no saguão do Cine Teatro Padre José Zanelli é com trabalhos dos alunos do curso de desenho da Fundação Cultural de Ibiporã, ministrado pelo artista plástico e professor José Luiz Teodoro. Os trabalhos seguem a técnica de colagem em papel, nas medidas 50 x 66 cm.

"Trabalhamos o conceito e a formulação de ideias, por meio de desenhos, para a poética (tema) 'Mãe'. Foi proposto a eles inicialmente buscarem fotos de várias mães e palavras associadas à figura materna para concluirmos o conceito e iniciarmos os trabalhos", disse José Luiz.

No meio artístico, a colagem é um recurso bastante utilizado por vários artistas. "Para que tivéssemos uma referência de trabalhos profissionais, utilizamos dois grandes nomes da área, Vik Muniz e Beatriz Milhazes. Muniz é um artista plástico brasileiro radicado nos Estados Unidos e Beatriz é pintora, gravadora, ilustradora e professora em uma universidade brasileira", informa o professor.

Segundo José Luiz, nas artes plásticas brasileiras, as colagens foram testadas por diferentes artistas: Pensamos que por meio da colagem, podemos transmitir os conteúdos pragmáticos da disciplina que ministramos, explorando os diversos conceitos de composição visual e texturas e demais interatividades com a imagem. Assim, optamos pela colagem.

O professor agradeceu a todos os alunos que participaram do processo, terminando um ciclo de aprendizado e prática com essa exposição, que ficará no saguão do Cine Teatro neste mês. "Agradecemos também ao incentivo e promoção do curso por parte da Secretaria de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural de Ibiporã", disse.

AGUÇAR O SENSO CRIATIVO

O curso de desenho da Fundação Cultural atende a cerca de 70 alunos e dá possibilidade à comunidade de entrar em contato com a arte, proporcionando aos alunos momentos de produção e fruição artística.

O secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra, ressalta: "É muito gratificante saber do interesse das crianças e também adultos de produzir arte e estarem nos nossos espaços, que são adequados para as práticas. Com isso, a cada dia descobrimos novos talentos, aguçando o senso criativo de cada um que por aqui passa e experimenta a arte. Conseguimos vislumbrar nos trabalhos dos nossos alunos muitos talentos que estão por vir e continuarão a construir a nossa história, tão rica em talentos", afirmou.

Além do desenho, a Secretaria de Cultura oferece outros cursos gratuitos à população: ballet, bateria, canto, cerâmica, contrabaixo elétrico, flauta, guitarra, piano, teatro, teclado e violão.

Alunos de desenho que estão com trabalhos em exposição:

Aparecida da Silva Sababia

Amanda Aika Carvalho