Publicado em: 23/07/2015 12:04

Costureiras confeccionam roupas para bebê em oficina oferecida pela Prefeitura

Costureiras confeccionam roupas para bebê em oficina oferecida pela Prefeitura Costureiras confeccionam roupas para bebê em oficina oferecida pela Prefeitura

A Oficina de Produção em Costura, oferecida pela administração, por meio da Divisão de Economia Solidária da Secretaria do Trabalho, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem apresentado excelentes resultados e sinais de avanços em seu desenvolvimento. As participantes já estão confeccionando e customizando roupas para bebês, através das técnicas de apliques em patchwork, bordados manuais e pintura na técnica Tay Day.

Assessorada pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (INTES) da UEL, a oficina tem a missão de fornecer apoio profissional aos grupos de trabalho coletivo, contribuindo para suas inserções: política, social e econômica.

O objetivo dessa iniciativa é disseminar novas modalidades de produção, fundamentadas na Economia Solidária. O programa de extensão da INTES/UEL busca promover a interação universidade-sociedade, através da troca de saberes, disponibilizando o conhecimento gerado na universidade aos grupos de trabalho coletivos incubados.

A oficina ainda oferece para as costureiras, acompanhamento com a design de moda, Piera Paoliello, representante da INTES neste projeto e também da coordenadora da divisão de Economia Solidária da Secretaria Municipal do Trabalho, Ana Claudia Figueira. "Esses acompanhamentos proporcionam as costureiras receberem orientações sobre processos produtivos até que possam se autoadministrar", explica a secretária do trabalho, Lourdes Narcizo.

Desde o inicio do projeto, a costureira Nadir Aparecida Giroldo, participa das oficinas. Ela garante que se interessou pela costura a pedido de seu pai, ainda na infância. Há trinta e sete anos vivendo desta atividade, Nadir encontrou na Oficina de Produção, a perspectiva de oportunidade de geração de renda, e a descontração em trabalhar com pessoas que almejam o mesmo objetivo.

As oficinas ocorrem duas vezes por semana, nos dias de terça e quinta-feira, no período vespertino. As aulas são realizadas no laboratório de costura do Centro de Qualificação Profissional da Prefeitura Municipal.

"Essa é uma iniciativa da administração municipal, visando à disseminação de alternativa de geração de renda seguindo as atuais transformações das relações de trabalho. Isso só foi possível graças à sensibilidade do professor Sinival Pitaguari que reconhece os investimentos que a Prefeitura vem fazendo desde 2009, para transformar a vida de nossos trabalhadores" afirma a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo.