Educação

 

Publicado em: 28/07/2015 13:02

Ibiporã adere ao Programa Nacional de Educação Empreendedora nas escolas


Whatsapp

 

Ibiporã adere ao Programa Nacional de Educação Empreendedora nas escolas Ibiporã adere ao Programa Nacional de Educação Empreendedora nas escolas

 

A administração municipal, por meio do Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa, propôs à Secretaria de Educação desenvolver atividades empreendedoras, através do Curso Jovens Empreendedores Primeiros, Passos (JEPP), do Programa Nacional de Educação Empreendedora, com os estudantes da rede municipal de ensino atividades. A Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Programa Nacional em parceria com o Sebrae.

 

 O prefeito José Maria assinou no último dia 17, o Termo de Cooperação entre o Município e o Sebrae, com a finalidade de formalizar a parceria. O evento ocorreu na Escola Municipal Profª. Alice Roma Botti Schmitt, no jardim San Rafael e contou com a presença de professores, coordenadores pedagógicos e a Secretária de Educação Margareth Coloniezi. Representando o Comitê Gestor estavam presentes Leopoldo Semprebom e o Agente de Desenvolvimento, Adaueber de Paula estava representando a Secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, o gerente regional do Sebrae Heverson Feliciano também compareceu a cerimônia.

 

O programa Jovens Empreendedores, Primeiros Passos- JEPP será implantado em 10 escolas municipais, nas turmas de primeiro ao quinto ano e terá o envolvimento de 260 professores de Ibiporã que integraram o processo de qualificação atribuído pelo SEBRAE.

 

 "O início programa está previsto para este semestre. Os professores já se mostram motivados e ansiosos para experimentar a novidade", afirmou a secretária de educação Margareth Coloniezi.

 

A proposta pedagógica do JEPP é desenvolver o ambiente de aprendizagem, por meio de atividades lúdicas, sensibilizando aos estudantes a assumirem riscos calculados. Além de tomarem decisões e desenvolver um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações mesmo em situações desafiadoras.  O JEPP considera também a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida.

 

Essa visão segue os quatro pilares da educação propostos pela Unesco: "Aprender a conhecer," isto é, adquirir os instrumentos; "Aprender a fazer," para poder agir sobre o meio envolvente; "Aprender a viver juntos," a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e "Aprender a ser," via essencial que integra as três precedentes.

 

Diante desse cenário, o Programa Nacional de Educação Empreendedora tem o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, através da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação.

 

 

 


Imagens