Publicado em: 28/07/2015 13:02

Ibiporã adere ao Programa Nacional de Educação Empreendedora nas escolas

Ibiporã adere ao Programa Nacional de Educação Empreendedora nas escolas Ibiporã adere ao Programa Nacional de Educação Empreendedora nas escolas

A administração municipal, por meio do Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa, propôs à Secretaria de Educação desenvolver atividades empreendedoras, através do Curso Jovens Empreendedores Primeiros, Passos (JEPP), do Programa Nacional de Educação Empreendedora, com os estudantes da rede municipal de ensino atividades. A Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Programa Nacional em parceria com o Sebrae.

O prefeito José Maria assinou no último dia 17, o Termo de Cooperação entre o Município e o Sebrae, com a finalidade de formalizar a parceria. O evento ocorreu na Escola Municipal Profª. Alice Roma Botti Schmitt, no jardim San Rafael e contou com a presença de professores, coordenadores pedagógicos e a Secretária de Educação Margareth Coloniezi. Representando o Comitê Gestor estavam presentes Leopoldo Semprebom e o Agente de Desenvolvimento, Adaueber de Paula estava representando a Secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, o gerente regional do Sebrae Heverson Feliciano também compareceu a cerimônia.

O programa Jovens Empreendedores, Primeiros Passos- JEPP será implantado em 10 escolas municipais, nas turmas de primeiro ao quinto ano e terá o envolvimento de 260 professores de Ibiporã que integraram o processo de qualificação atribuído pelo SEBRAE.

"O início programa está previsto para este semestre. Os professores já se mostram motivados e ansiosos para experimentar a novidade", afirmou a secretária de educação Margareth Coloniezi.

A proposta pedagógica do JEPP é desenvolver o ambiente de aprendizagem, por meio de atividades lúdicas, sensibilizando aos estudantes a assumirem riscos calculados. Além de tomarem decisões e desenvolver um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações mesmo em situações desafiadoras.  O JEPP considera também a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida.

Essa visão segue os quatro pilares da educação propostos pela Unesco: "Aprender a conhecer," isto é, adquirir os instrumentos; "Aprender a fazer," para poder agir sobre o meio envolvente; "Aprender a viver juntos," a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e "Aprender a ser," via essencial que integra as três precedentes.

Diante desse cenário, o Programa Nacional de Educação Empreendedora tem o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, através da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação.