Publicado em: 10/08/2015 11:09

Administração Municipal promove Campanha de Vacinação contra Poliomielite

Administração Municipal promove Campanha de Vacinação contra Poliomielite Administração Municipal promove Campanha de Vacinação contra Poliomielite

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no período de 15 a 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação, sendo 15 de Agosto (sábado), o dia de divulgação e mobilização nacional. Neste dia o Centro de Saúde Eugênio Dal Molin - Centro, Unidade Pérola, Unidade Vila Esperança, Unidade Bom Pastor, Unidade Serraia e Unidade San Rafael estarão abertos das 8 às 17 horas. É importante que os pais levem a carteira de vacinação das crianças para o profissional de saúde verificar se as vacinas estão atualizadas.

A vacina será aplicada em crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Em Ibiporã a meta é imunizar 95% da população menor que cinco anos de idade, que representa 2.887 crianças. Este ano, a campanha chega ao 24° ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. O objetivo da campanha é garantir a não reintrodução da poliomielite no território brasileiro, com a manutenção das campanhas de vacinação.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sebastiana Caetano Riechel, neste mesmo período também será realizada a campanha de atualização do esquema vacinal. "Em um único momento são oferecidos ao público alvo várias vacinas ao mesmo tempo, a fim de melhorar a cobertura vacinal da população", explica Sebastiana.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

A vacina poliomielite é trivalente e sua eficácia é em torno de 90% a 95%. Para uma imunidade longa, frente aos três tipos de poliovírus, é necessário completar o ciclo básico de três doses: duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP) e uma dose da vacina oral poliomielite (VOP), sendo necessária uma dose de reforço (VOP) após o término do ciclo básico. Assim, praticamente 100% dos vacinados terão proteção garantida.

Contraindicações:

Doença aguda;

- Febre acima de 38ºC;

- Criança com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina;

- Criança que no passado tenha apresentado qualquer reação vacinal;
- Criança imunologicamente deficiente ou que tenha algum familiar na residência imunodeprimido;

- Histórico de paralisia flácida associada à vacina.

Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite

Período: 15 a 31 de agosto em todas as UBSs

Para crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade

Levar carteira de vacinação para atualização do esquema vacinal