Saúde

 

Publicado em: 14/08/2015 10:21

Campanha de vacinação contra a pólio começa neste sábado (15)


Whatsapp

 

Campanha de vacinação contra a pólio começa neste sábado (15) Campanha de vacinação contra a pólio começa neste sábado (15)

 

Neste sábado (15) acontece o Dia Nacional de Mobilização contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. Das 8 às 17h o Centro de Saúde Eugênio Dal Molin - Centro e as Unidades Básicas de Saúde do Pérola, Vila Esperança, Bom Pastor, Serraia e San Rafael estarão abertos para imunizar gratuitamente crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade contra a pólio.

 

Também serão ofertadas as vacinas que compõem o calendário básico da criança, como as doses contra febre amarela, hepatite B, o rotavírus humano e também a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas das crianças até 5 anos. Por isso é importante que os pais ou responsáveis não esqueçam de levá-la.

 

As doses atrasadas serão aplicadas e agendadas, de acordo com a situação de cada criança. Aquelas que nunca foram vacinadas contra a poliomielite, não receberão as gotinhas na campanha. As que estão iniciando o esquema vacinal devem ser imunizadas com vacina inativada poliomielite (VIP injetável), aplicada aos dois e quatro meses de vida. Já aos seis meses, a criança deve receber uma dose da vacina oral e outra de reforço aos 15 meses.

 

A campanha segue até 31 de agosto. Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Sebastiana Caetano Riechel, em Ibiporã a meta é imunizar 95% da população menor que cinco anos de idade, que representa 2.887 crianças.

 

 

 

Poliomielite

 

 

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. 

 

 O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Em três países - Nigéria, Paquistão e Afeganistão - a poliomielite é endêmica. Nos outros seis (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia) os casos registrados da doença foram decorrentes de importação do poliovírus selvagem. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.

 

 

Contraindicações:

- 
Doença aguda;

- Febre acima de 38ºC;

- Criança com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina;

- Criança que no passado tenha apresentado qualquer reação vacinal;
- Criança imunologicamente deficiente ou que tenha algum familiar na residência imunodeprimido;

- Histórico de paralisia flácida associada à vacina

 

Esquema sequencial para crianças que iniciam a vacinação contra a poliomielite

 Idade

Qual a vacina

2 meses

Vacina inativada poliomielite - VIP

4 meses

VIP (injetável)

6 meses

Vacina oral poliomielite - VOP

15 meses

VOP (reforço)

 

 

Serviço

 

Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite

 

Período: 15 a 31 de agosto em todas as UBSs

 

Para crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade

 

Levar carteira de vacinação para atualização do esquema vacinal