Publicado em: 25/08/2015 13:45

Campanha preventiva contra Câncer de Mama e Colo Uterino será realizada sábado (29) Campanha preventiva contra Câncer de Mama e Colo Uterino será realizada sábado (29)

No próximo dia 29, sábado, das 8 às 16 horas, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promove no Centro de Saúde Doutor Eugênio Dal Molin, a Campanha Preventiva Contra o Câncer de Mama e Colo Uterino, para as mulheres entre 25 e 69 anos, atendidas pela unidade de saúde. Para participar desta campanha é preciso fazer o agendamento durante a semana, na própria unidade de saúde, das 07 às 20 horas.

Conforme a enfermeira da Secretaria de Saúde, Maria Vitalina, a administração municipal objetiva aumentar a abrangência dos exames preventivos contra esses dois tipos câncer. "Já realizamos os testes preventivos no período noturno algumas vezes durante o mês para atender as mulheres que trabalham", explica ela. "Para atender ao maior número, estendemos o atendimento para este sábado", acrescenta.

Vale ressaltar que para fazer os exames é necessário apresentar um documento de identificação e o Cartão SUS. A expectativa da Secretaria de Saúde é que entre 80 e 100 mulheres compareçam sábado no posto central.

Doença

O câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para este ano a estimativa é que 57.120 novos casos da doença surjam no Brasil, isso equivale a 56,09 doentes a cada 100 mil habitantes.

Histórico de câncer de mama na família aumenta de quatro a seis vezes a possibilidade de desenvolver a doença, por isso é indicado nesta situação que as mulheres iniciem os exames 10 anos antes da idade que foi descoberta o câncer na família. Sedentarismo, excesso de peso, exposição à radiação ionizante, consumo de álcool e o envelhecimento são mais alguns fatores que favorecem o surgimento da patologia. Cerca de quatro em cinco mulheres desenvolvem o tumor após os 50 anos.

Prevenção com exames periódicos, alimentação balanceada, atividades físicas, manutenção do peso e amamentação estão associadas a um risco menor de desenvolvimento do câncer de mama. Cerca de 30% dos cânceres de mama são evitados com essas medidas.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente e também atinge diversas mulheres ao redor do mundo. Em 2012 a doença levou a óbito 256 mil mulheres. Para 2015, só no Brasil, o INCA prevê o surgimento de 15.550 novos casos da doença.

Ainda segundo o INCA, o câncer de colo uterino geralmente acomete mulheres por volta dos 30 anos, progredindo rapidamente até chegar ao pico etário entre os 50 e 60 anos. Causado pela infecção genital do vírus Papiloma Humano (HPV), a doença pode ser diagnosticada rapidamente através do exame preventivo "papanicolau", sendo o tumor que mais apresenta cura se diagnosticado no início.

Serviço:

Campanha Preventiva do Câncer de Colo de Útero e Mama