Publicado em: 18/08/2015 16:11

Adesão à vacina contra a pólio fica acima do esperado no primeiro dia

Adesão à vacina contra a pólio fica acima do esperado no primeiro dia Adesão à vacina contra a pólio fica acima do esperado no primeiro dia

A campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) em Ibiporã registrou em seu primeiro dia, no sábado (15), a aplicação de 1.262 doses em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. A quantidade representa 41,52% da cobertura total desta faixa etária; conforme a meta do Município, que objetiva imunizar 2.887pessoas até 31 de agosto, quando termina a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação.

A vacina continua sendo oferecida gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Também estão sendo ofertadas as vacinas que compõem o calendário básico da criança, como as doses contra febre amarela, hepatite B, o rotavírus humano e também a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas. Por isso é importante que os pais ou responsáveis não esqueçam de levá-la. O público-alvo alvo da campanha também está sendo imunizado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

No último sábado, Dia Nacional de Mobilização contra a Poliomielite, seis unidades de saúde ficaram abertas das 8 às 17 horas para vacinar as crianças. Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Sebastiana Caetano Riechel, a adesão no primeiro dia da campanha superou as expectativas. "A média de adesão no primeiro dia das nossas campanhas costuma ser de 30%. Este ano foi de quase 42%. O tempo bom, calor e a intensa divulgação na mídia colaboraram", pontuou Sebastiana.

Como não existe tratamento específico para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina, a mesma é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza ou rinite. A vacina só é contraindicada em caso de doença aguda, febre acima de 38º, hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, criança que no passado tenha apresentado qualquer reação vacinal ou imunologicamente deprimida ou que tenha algum familiar na residência imunodeprimido. A eficácia fica em torno de 90% a 95%.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Em três países - Nigéria, Paquistão e Afeganistão - a poliomielite é endêmica. Nos outros seis (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia) os casos registrados da doença foram decorrentes de importação do poliovírus selvagem. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.

Esquema sequencial para crianças que iniciam a vacinação contra a poliomielite

Idade

Qual a vacina

Vacina inativada poliomielite - VIP