Trabalho

 

Publicado em: 20/08/2015 12:23

Ibiporã tem mais 117 empreendedores certificados pelo “Bom Negócio Paraná”


Whatsapp

 

Ibiporã tem mais 117 empreendedores certificados pelo “Bom Negócio Paraná” Ibiporã tem mais 117 empreendedores certificados pelo “Bom Negócio Paraná”

 

Cento e dezessete empreendedores de Ibiporã capacitados pelo Programa Bom Negócio Paraná receberam na noite desta terça-feira (18) os certificados de conclusão do curso de Capacitação em Gestão Empresarial e Consultoria a Micro, Pequeno, empreendedores, formais e aos que estão iniciando um negócio e ainda não o formalizaram. 

 

A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de Ibiporã, e contou com a presença da vice-prefeita Sandra Moya, representando o prefeito José Maria Ferreira, dos vereadores Lafayette Forin, Orlando Ferreira e Mary de Sá,  da secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, da coordenadora da Divisão de Qualificação Profissional, Sônia Martins, do agente de crédito Adaueber de Paula, e dos responsáveis pelo programa na Universidade Estadual de Londrina (UEL), os professores Daniel Barros, do Departamento de Economia, e Marli Verni, do Departamento de Administração.


O Bom Negócio Paraná é um programa do governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em parceria com o Fomento Paraná e as universidades do estado. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos municípios paranaenses. A ideia é capacitar micro e pequenos empresários, visando o crescimento dos negócios para a geração de emprego e renda da população local.

 

 Em Ibiporã o programa foi implantado em 2012 pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Agência do Trabalhador. Nestes três anos  do programa no município, foram capacitados 257 microempreendedores , totalizando sete turmas.

 

O curso, com duração de um mês e meio, é voltado aos empreendedores formalizados e àqueles que desejam ter o negócio próprio com prospecção anual de faturamento de até R$ 360 mil. O curso é ministrado nas modalidades presencial e a distância (EAD) por recém formados em: Economia, Direito, Administração e Ciências Contábeis de Universidades e Faculdades públicas do Paraná. Em Ibiporã, graduados da UEL ministram aulas que abrangem gestão: Financeira, de Negócios, Comercial, de Pessoas e Estratégica.

 

Além das aulas gratuitas, o programa permite aos empreendedores o acesso a financiamentos, com juros a partir de 0,67% ao mês (um dos mais baixos do país). As faixas de financiamento variam de 300,00 até R$ 15.000,00, de acordo com a capacidade de cada empreendimento. O prazo de pagamento vai de três a 36 meses.

 

"Os benefícios do curso são muito satisfatórios. A visão de empreender é diferenciada, porque oferece ao empreendedor mecanismos de planejamento de ações, conceitos da área comercial, marketing, vendas, compra e ainda ensina a utilizar ferramentas de gestão a serem aplicadas imediatamente no empreendimento e também auxilia na tomada de decisões estratégicas da empresa. A administração pública também desempenha um papel importante ao ofertar a oportunidade de aprimoramento aos microempreendedores na área de gestão, argumenta Lourdes.

 

A secretária informa que mais uma turma do Bom Negócio Paraná, na modalidade presencial,  será realizada ainda este ano, possivelmente de outubro a dezembro. Mais informações na Secretaria do Trabalho - Divisão de Qualificação Profissional e Sala do Empreendedor.  Rua Dom Pedro II, 294, ou pelos telefones: 3178-0223 ou 3178-0224.

 

 

 


Imagens