Publicado em: 21/08/2015 16:11

Prazo para negociar dívidas com município encerra em 30 de setembro

Prazo para negociar dívidas com município encerra em 30 de setembro Prazo para negociar dívidas com município encerra em 30 de setembro

O departamento de Tributação da Prefeitura está enviando cartas aos contribuintes que estão em débito com Fazenda Municipal, para alertar sobre o encerramento do prazo do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), mediante autorização no termo de Opção do Refis, disponibilizado pelo próprio departamento. O contribuinte deve apresentar documentos pessoais e o documento do imóvel ou da empresa.

Para aderir ao programa, o contribuinte precisa estar em dia com o pagamento dos tributos referentes a 2015 e não ter parcelado os débitos tributários no ano anterior, por meio do Refis. O ingresso no Refis permite o parcelamento de todo o débito atualizado.

Em conformidade com a lei nº 2751/2014, que institui o Refis para o exercício fiscal em 2015, os débitos poderão ser pagos em até 24 vezes iguais, sendo o valor mínimo R$ 40,00. Caso o contribuinte deixe de pagar duas parcelas consecutivas será excluído automaticamente.

Segundo a diretora do Departamento de Tributação, Débora Batista Lima Borges, se for excluído automaticamente, o contribuinte não poderá parcelar os mesmos débitos no ano seguinte. "Correndo, ainda, o risco de ser acionado judicialmente", explica ela.

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Procuradoria Geral do Município, após o fim do prazo, os débitos pendentes serão encaminhados ao Fórum para execução fiscal. "Alertamos aos contribuintes que regularizem a situação com o município o mais rápido possível, evitando possíveis custos processuais e outros encargos", alerta o secretário de Finanças, José Aparecido Abreu.

O secretário ressalta a importância do pagamento dos tributos municipais para investir nos serviços prestados pelo município. "O IPTU e o ISS são uns dos poucos tributos cujas receitas ficam integralmente no município, não precisando ser divididas com nenhuma outra esfera de governo - Estado e União. Ibiporã é um canteiro de obras. É visível que a administração tem investido recursos expressivos em diversos setores, principalmente na educação, saúde e trabalho, a maior parte com contrapartida municipal", argumenta.

Para fazer a negociação não é necessário agendar horário no Departamento de Tributação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h, na Prefeitura de Ibiporã, no piso térreo. A diretora do Departamento de Tributação ressalta que os contribuintes não esperem o final do prazo chegar para quitarem os débitos. "Pedimos para as pessoas, mesmo aquelas que não receberam a carta, porque algumas estão voltando dos Correios, mas que têm dúvidas quanto ao imóvel ou empresa que evitem a correria dos dias finais, pelo aumento da procura, e regularizem as pendências  o mais rápido que puderem", frisa ela.

Para mais informações sobre o Refis e parcelamentos das dívidas com a Fazenda Municipal, entre em contanto pelos telefones 3178-8472 ou 3178-8474 .