Publicado em: 28/08/2015 16:18

Alunos estudam sobre captação e tratamento da água até chegar às residências

Alunos estudam sobre captação e tratamento da água até chegar às residências Alunos estudam sobre captação e tratamento da água até chegar às residências

Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Professora Almerinda F. do Nascimento realizaram um projeto de estudo com o título "De onde vem a água que sai da torneira da sua casa?". A pesquisa foi proposta pela professora Sílvia Madalena Duarte Portella e teve o envolvimento da comunidade próxima ao colégio, pais dos alunos e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

Segundo a professora Sílvia, a ideia da pesquisa surgiu através de um questionamento feito para a turma, a respeito da pergunta que dá título ao projeto. "Conforme as respostas, dos alunos, observei que eles não tinham certeza de onde vem a água que sai da torneira de suas residências", explicou ela.

Atenta a situação, a professora propôs aos discentes saírem às ruas, próximas a escola, no Jardim Éden, e ouvir a opinião dos moradores sobre a mesma pergunta que dá nome a pesquisa. "Os estudantes foram divididos em grupos para perguntar aos vizinhos da escola: 'De onde vem a água que sai da torneira da sua casa?'. Ao voltar à sala de aula, ficaram surpresos com as diferentes respostas dadas pelos entrevistados", revelou a docente.

Para seguir com análise, a professora pediu que os alunos fizessem a mesma pergunta aos pais, para que pudessem tabular as repostas e produzir gráfico com elas. "Conforme as respostas, os alunos usaram os laboratórios de informática para buscar informações sobre o Samae, Rio Jacutinga e o Aquífero Guarani. Eles também usaram como fonte de pesquisa, notícias publicadas, que falam sobre a capacitação de água em Ibiporã e o tratamento de água que consumimos", expôs a Sílvia.

Para coletar mais dados para a pesquisa, os alunos do 4º ano, visitaram a estação de captação do Rio Jacutinga e do Aquífero Guarani e o Samae. "A visita foi muito positiva. Os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecerem todas as dúvidas e conhecer todo o processo que a água faz até chegar à torneira da nossa casa", argumentou a professora. "Os alunos perceberam durante a visita que mesmo após meios de comunicação informaram sobre o tema em diversas reportagens, a população ainda não esta totalmente esclarecida sobre o assuntou", acrescentou ela.

Os estudantes que participaram do projeto entendem que têm a missão de ajudar a esclarecer a sociedade sobre o tema estudado. "A turma pretende utilizar trabalho de pesquisa e desenvolvimento para levar conhecimento a todos, por meio de cartazes, panfletos, notícias, história em quadrinhos e gráficos", finaliza Sílvia.