Publicado em: 01/09/2015 16:31

Ibiporã inicia celebrações da Semana da Pátria

Ibiporã inicia celebrações da Semana da Pátria Ibiporã inicia celebrações da Semana da Pátria

A Semana Cívica organizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, teve início na manhã desta terça-feira (01), na Prefeitura Municipal de Ibiporã. O primeiro dia das atividades cívicas em comemoração aos 193 anos de independência do Brasil contou com hasteamento do Pavilhão Nacional, pronunciamentos oficiais, apresentações culturais e a participação de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares do município.

Participaram da solenidade o prefeito José Maria Ferreira, a primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, os vereadores Orlando Ferreira e Mari de Sá, representando o Legislativo Municipal, o juiz Sérgio Aziz Neme, representando o Poder Judiciário, além de secretários e servidores municipais, autoridades eclesiásticas, civis, militares e alunos, diretores e educadores das escolas.

Após o hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraná e Ibiporã e entoação dos hinos nacional e municipal, o pastor Romio, da Igreja Presbiteriana Independente - Espaço Vida -, proferiu uma benção aos presentes. Ao fazer uso da palavra José Maria ressaltou a importância dos educadores na transmissão do conhecimento e valores cívicos e de aproveitar os próximos dias para refletir sobre como podemos exercer a nossa cidadania. "Este 7 de Setembro nos impõe uma reflexão sobre os nossos direitos e obrigações, sobre o que queremos e como podemos contribuir para o desenvolvimento e construção de uma identidade nacional", expôs o prefeito.

A secretária de Educação, Margareth Coloniezi, agradeceu ao esforço de sua equipe e a colaboração dos educadores para planejar as festividades da Semana da Pátria. "É necessário ensinarmos e sempre lembrarmos as novas gerações a história do seu povo. Porque uma nação que não compreende o seu passado e presente não construirá um bom futuro. Que cada um reflita durante os próximos dias o seu jeito de ser brasileiro", concluiu a secretária.

Logo após os pronunciamentos o poeta ibiporaense Muarício Leonardo declamou uma poesia. Alunos das escolas Trem da Alegria, Rotary e Escola de Formação e Cidadania (Esforci), da APMIF, realizaram apresentações artísticas sobre a temática.

Com o tema "Meu jeito de ser brasileiro", as comemorações alusivas à Independência do Brasil seguem até a próxima segunda-feira (07), em diferentes pontos da cidade, com hasteamento do Pavilhão Nacional, hino e apresentações artísticas e culturais de escolas, centros municipais de educação infantil e secretarias municipais.

O enceramento acontecerá na segunda-feira (7), dia em que o país completa 193 anos de sua independência de Portugal, às 8 horas, na Praça Pio XII.

Participe das comemorações com a sua família!