Saúde

 

Publicado em: 03/09/2015 13:01

Ibiporã vacina 89% das crianças contra poliomielite


Whatsapp

 

Ibiporã vacina 89% das crianças contra poliomielite Ibiporã vacina 89% das crianças contra poliomielite

 

Terminou nesta segunda-feira (31/08) a 36ª Campanha Nacional contra a Poliomielite (paralisia infantil). Segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde, 2.709 doses da vacina foram aplicadas no período de 15 a 31 de agosto, o que corresponde a 89,14% do público-alvo - crianças de seis meses a menores de cinco anos. O índice atingido está próximo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde - 2.887 crianças (95% do público-alvo).  

 

Durante o período também foram ofertadas as vacinas que compõem o calendário básico da criança, como as doses contra febre amarela, hepatite B, o rotavírus humano e também a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. "Alcançamos um bom resultado, visto que a meta do Ministério da Saúde é alta. Apesar de todo o trabalho de divulgação na mídia, UBSs e busca ativa nos CMEIs não conseguimos imunizar todas as crianças. Uma hipótese é que como há muitos anos o Brasil não registra casos da doença os pais estão despreocupados em proteger os filhos da polio. Entretanto, como alguns países da África e Ásia ainda apresentam casos da doença, é essencial manter a população vacinada, para garantir que a paralisia permaneça erradicada no Brasil", alerta a Coordenadora da Vigilância, Sebastiana Caetano Riechel. Com o fim da campanha, a vacina contra a paralisia infantil entrou na rotina dos postos de saúde.

 

Como não existe tratamento específico para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina, a mesma é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza ou rinite. A vacina só é contraindicada em caso de doença aguda, febre acima de 38º, hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, criança que no passado tenha apresentado qualquer reação vacinal ou imunologicamente deprimida ou que tenha algum familiar na residência imunodeprimido. A eficácia fica em torno de 90% a 95%.

 

 

Poliomielite

 

 

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral. 

 

 

 Esquema sequencial para crianças que iniciam a vacinação contra a poliomielite

 Idade

Qual a vacina

2 meses

Vacina inativada poliomielite - VIP

4 meses

VIP (injetável)

6 meses

Vacina oral poliomielite - VOP

15 meses

VOP (reforço)