Cultura e Turismo

Publicado em: 22/09/2015 14:34

"Contos e Causos" Vol.7 será lançado nesta sexta-feira (25) no Cine Teatro

"Contos e Causos" Vol.7 será lançado nesta sexta-feira (25) no Cine Teatro

Atenção você que gosta de cultura, história e cinema: nesta sexta-feira,  dia 25 de setembro, às 20 horas, será lançado no Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli, em Ibiporã, o 7º DVD-book da série Contos e Causos - História Viva de Ibiporã, projeto do Governo Municipal, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo e a Fundação Cultural de Ibiporã.

O evento é gratuito e terá outras atrações, como orquestra de acordeon, MPB com os professores da Escola de Música Ceforma, a exposição Álbuns Urbanos, em homenagem ao nosso artista plástico Henrique de Aragão (falecido mês passado) e exposição de carros antigos.

Este volume do Contos e Causos têm como temas principais a estação ferroviária de Ibiporã e o trabalho nas lavouras de café. São novos pioneiros (veja a lista) contando as suas histórias e aventuras em Ibiporã.

Cada DVD-book traz um filme em HD, de 55 minutos de duração, que é exibido na tela do cinema, além de um livro-álbum fotográfico de 104 páginas. Todos os volumes já lançados e este volume 7 estarão à venda no local para quem quiser completar a coleção.

A produção é do Museu Histórico e Artes de Ibiporã (MHAI), órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio do IPHAN e da SETI-PR.

MEMÓRIA VIVA

"A particularidade do Contos e Causos é que ele trabalha com a nossa memória viva", diz o secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra. O projeto recupera a história oral dos pioneiros, ilustrada pelas particularidades que cada um vivenciou, seja em família, na política, seus romances ou histórias.

Esse projeto audiovisual de recuperação histórica do MHAI prevê 12 volumes no total e já está na 7ª edição (4 volumes serão lançados em 2016 pelo Circuito das Capelas). Mais de 160 pioneiros foram entrevistados para o Contos e Causos e cerca de 150 para o Circuito das Capelas, que conta a história da formação das comunidades rurais e urbanas.

De acordo com Dutra, a Secretaria Municipal de Cultura vem realizando este trabalho de forma sistêmica, preocupada com a preservação da memória da cidade. "Talvez poucos municípios dispõem de uma equipe para tratar a sua história como é feito em Ibiporã. Para que este projeto tivesse e continue tendo êxito, a Secretaria sabe que a maior fonte de informação são as pessoas que fizeram e fazem parte dos acontecimentos da cidade", destacou.

EVENTO ABERTO AO PÚBLICO

Venha assistir e traga sua família. Será uma agradável sessão de cinema com pipoca, imagens marcantes e lembranças de um tempo que ficou gravado na memória desses homens e mulheres que ajudaram a construir Ibiporã.

Os PIONEIROS deste Volume 7 são:

Antônio Doriguelo Mártire

Aparecida Cecília Camargo Majewski

Benedito Landiozo

Diorazil Baize

Emaculada Braz

Erineu Petri

Evanir Gomes Machado

Inês Belloni Gimenes

Izael Marques

João Barreto Filho (filho de João Barreto, o 1º agente da estação ferroviária)

João Cândido de Oliveira