SAMAE

Publicado em: 25/09/2015 16:52

Samae anuncia reajuste de 8,68% em tarifas de água e esgoto

Samae anuncia reajuste de 8,68% em tarifas de água e esgoto Samae anuncia reajuste de 8,68% em tarifas de água e esgoto

A tabela tarifária de água e esgoto e serviços diversos do Serviço Autonômo Municipal de Água e Esgoto (Samae) será reajustada em 8,68%, conforme decreto nº605, de 21 de setembro de 2015, publicado no Jornal Oficial do Município de Ibiporã desta sexta-feira (25).

A revisão tarifária extraordinária, autorizada pelo órgão regulador do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Orcispar), passa a valer para as contas com vencimento em novembro. O primeiro reajuste ocorreu em maio, também em cerca de 8%, para reposição da inflação do período.

Segundo o diretor presidente do Samae, Claudio Buzeti, o fator preponderante para o reajuste é o aumento excessivo do custo da energia elétrica. "Nos últimos meses a majoração no custo de energia foi de mais de 100%. Há cerca de seis meses o Samae gastava cerca de R$115 mil com a conta de luz. Este mês veio R$274 mil. O gasto com energia é a segunda maior despesa da autarquia, depois da folha de pagamento. Quase todos os equipamentos precisam de energia, desde a captação da água, passando também pelo tratamento", defendeu Buzeti.

De acordo com Buzeti, o déficit atual do Samae é de R$100 mil. Este mês a autarquia arrecadou R$1,2 milhão e teve R$1,3 mi de despesas. "Com esta revisão tarifária objetivamos manter a sustentabilidade econômico-financeira da autarquia", justifica Buzeti.

A nova tabela tarifária de água e esgoto está disponível no site do Samae - www.samaeibi.com.br, link "Serviços e Tarifas".