Publicado em: 29/09/2015 15:07

“Dia D” promove inclusão de pessoas com deficiência em Ibiporã

“Dia D” promove inclusão de pessoas com deficiência em Ibiporã “Dia D” promove inclusão de pessoas com deficiência em Ibiporã

O mutirão para contratar pessoas com deficiência, realizado nesta sexta-feira (25) nas Agências do Trabalhador de todo o país, trouxe esperança a milhares de trabalhadores que almejam se recolocar no mercado do trabalho. No Paraná, mais de três mil candidatos compareceram às Agências do Trabalhador para a segunda edição nacional do Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS, o chamado Dia D. Em 103 agências foram ofertadas 1.400 vagas de emprego para pessoas com deficiência ou que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

A ideia original do "Dia D" surgiu em 2012 no estado de Mato Grosso e em 2013 na Bahia. Com o sucesso alcançado nesta ação, o Ministério do Trabalho desafiou parceiros a promover o evento do "Dia D", Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência.  Conforme a Lei Federal nº 8.213/91, em empresas com mais de 100 funcionários, 2% do total do quadro de trabalhadores devem ser preenchidos obrigatoriamente por pessoas com deficiência.

Em Ibiporã não foi diferente. Pelo segundo ano consecutivo a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidaria participou do Dia "D". No total, 89 pessoas foram atendidas e 65 encaminhadas para as 62 vagas disponíveis, nos mais diversos segmentos, ofertadas por sete empresas parceiras da iniciativa, de Ibiporã e Londrina (Frigorífico Rainha da Paz, Atlas Elevadores, Belagrícola, Furgão Ibiporã, Employer, Muffatão Atacadista e Hospital Evangélico).

Com toda a equipe da agência voltada ao atendimento dos portadores de deficiência, os candidatos puderam atualizar o cadastro, visualizar as vagas e realizar a entrevista de emprego no mesmo dia com representantes do setor de RH das empresas. "Nosso objetivo foi aproximar e facilitar o ingresso dos profissionais no mercado de trabalho. O balanço é muito positivo. Conseguimos uma maior adesão das empresas e vagas ofertadas em relação ao ano passado. A maioria das pessoas já saiu da agência com encaminhamentos para emprego", avalia a secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo.

Foi o que aconteceu com a auxiliar administrativa Rosimeyre Ormonde Soares e a telefonista Isabel Correia, ambas de Ibiporã. Desempregada há dois anos, Rosi saiu com dois encaminhamentos. Isabel fez entrevistas para trabalhar em quatro empresas, para os cargos de auxiliar administrativo e serviços gerais. "Há mais de 20 anos me candidato às vagas destinadas a portador de deficiência. Agora também enfrento a barreira da idade, porque tenho 52 anos. Mas estou esperançosa. Já trabalhei em vários setores e tenho cursos nas áreas administrativa e de saúde", revelou Isabel, que sofreu um acidente aos sete e utiliza uma prótese na cabeça do fêmur.

Sensibilização

Além de intermediar o contato entre empresas e candidatos, a Agência do Trabalhador de Ibiporã realiza um trabalho de sensibilização com os empregadores. "Às vezes, empresas notificadas pelo Ministério Público do Trabalho divulgam vagas totalmente incompatíveis com qualquer tipo de deficiência. É muito importante observar os pontos fortes, mas também as limitações do candidato para fazer uma adequação dos postos de trabalho. Nosso objetivo não é que as pessoas com deficiência sejam admitidas por piedade ou pela obrigatoriedade em lei, mas sim porque são capazes de desenvolver o trabalho proposto e de fato colaborar com a empresa", explica a secretária.

Acompanhando o trabalho do "Dia D" em Ibiporã, a chefe do escritório regional de Londrina da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Deise Tokano, parabenizou a organização da equipe e as políticas públicas de trabalho desenvolvidas no município. "Das 20 cidades integrantes do escritório regional, apenas Ibiporã, Cambé e Rolândia participam da mobilização. A Secretaria do Trabalho de Ibiporã tem sido referência, porque não apenas faz o que é recomendado, mas implanta ações, oportunizando o acesso ao mercado de trabalho e a inclusão social dos trabalhadores", elogiou Deise.

O prefeito José Maria Ferreira parabenizou a equipe pelo empenho na realização do evento e agradeceu o apoio das empresas parceiras. "O trabalho dignifica o homem. Agradeço as empresas que têm nos apoiado na iniciativa e solicito aos outros empresários que também se sensibilizem com a causa, abrindo as portas de sua empresa aos portadores de deficiência. Quem ganha com isso são os trabalhadores, as empresas e toda a sociedade", ressaltou José Maria.

Os interessados em se candidatar às vagas não preenchidas devem procurar a Agência do Trabalhador - Av. Dom Pedro II, 294 - Centro (próximo a Igreja Matriz), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações: 3178-0223/3178-0224.

O Dia de Inclusão Social e Profissional da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS é uma realização do Ministério do Trabalho em parceria com a Administração Municipal, por meio da Secretaria do Trabalho e Agência do Trabalhador, Secretria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Departamento Regional do Trabalho e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.