Publicado em: 30/09/2015 15:04

Semana Nacional do Idoso é celebrada em Ibiporã

Semana Nacional do Idoso é celebrada em Ibiporã Semana Nacional do Idoso é celebrada em Ibiporã

A administração municipal, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou na manhã desta quarta-feira (30), a abertura da Semana Nacional do Idoso, no Centro de Convivência dos Idosos "Abílio de Paula" (CCI). Durante a abertura das atividades, que seguem até 02 de outubro, os 32  novos membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa foram empossados.

Abrindo os pronunciamentos, a secretária de Assistência Social, Ester Rosana Moura da Costa, afirmou que celebrar o dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro e realizar esta semana, dedicada a eles é muito importante. "Dividir este momento com vocês e poder homenageá-los pelo tanto que já fizeram por nós, como filhos, netos e sociedade é muito prazeroso. Obrigada", explanou Ester.

Mesmo com a chuva, os idosos participaram em grande número da abertura das atividades. Conforme o prefeito José Maria, o CCI foi idealizado para promover a convivência, socialização e harmonia dos idosos. "Precisamos encontrar a alegria para viver bem e esse espaço foi planejado para aumentar esses momentos", garantiu José Maria. "Celebrar o dia do idoso é fundamental, pois reforça diversos valores, relacionados aos idosos e sua importância para toda a sociedade", acrescentou o prefeito.

A programação da Semana do Idoso inclui também show de talentos e chá da tarde nesta quinta-feira (01), a partir das 14 horas. E na sexta-feira (02), a Caminhada Doce Idade em parceria com a Secretaria de Saúde, com saída prevista às 08 horas do CCI e encerramento na Praça Pio XII. No mesmo dia, às 14 horas, haverá uma tarde festiva e sorteio de brindes, no CCI.

"Tenho certeza que todas as atividades desenvolvidas serão muito produtivas, assim como todas as ações que são efetivadas aqui no CCI com os nossos freqüentadores, por causa da troca de experiências de vocês que são riquíssimas. Nossa administração se preocupa não apenas com as festas, mas também com a saúde e a mente de vocês", afirmou a vice-prefeita. "Parabéns a todos e que tenham uma semana muito produtiva. É sempre um prazer estar aqui com vocês", finalizou Sandra.

Após a abertura da Semana Nacional do Idoso, todos foram convidados a tomar o café da manhã.

Reinaugurado em novembro de 2013, o CCI atende munícipes ibiporaenses a partir dos 60 anos com atividades relacionadas ao fortalecimento de vínculos, prevenção e promoção à saúde, tais como oficina de artesanato, teatro, alongamento e capoeira. O CCI ainda oferece academia da Terceira da Idade (ATI), piscina térmica e salão para atividades comemorativas e bailes.

Dia do Idoso

No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembléia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada em 1982, na Áustria. Assim, a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.

Confira a programação:

1º de outubro (quinta-feira)/14h/CCI - Show de talentos com participação dos próprios idosos e Chá da Tarde;

2 de outubro (sexta-feira)/8h - Caminhada Doce Idade. Saída do CCI (Rua Vicente de Paula, 75. Chegada: Praça Pio XII. Profissionais do Nasf e da Secretaria de Saúde realizarão aferição da pressão arterial, caminhada supervisionada, alongamento e orientações sobre alimentação saudável com os participantes;

14h/CCI - Chá da tarde com sorteio de brindes