Publicado em: 14/10/2015 13:00

Macroencontro discute importância do professor pesquisador e motivação profissional Macroencontro discute importância do professor pesquisador e motivação profissional

Cerca de 600 pessoas, entre professores, educadores, diretores e coordenadores de escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Ibiporã participaram na última sexta-feira (09), no Espaço de Eventos Bola Brasil, do último encontro de formação pedagógica (Macroencontro da Educação) do ano letivo de 2015.

Palestras sobre a importância do professor pesquisador, motivação e profissionalismo e apresentações culturais dos alunos em homenagem ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, marcaram a reunião de trabalho, promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo destes encontros é discutir as práticas pedagógicas e o ambiente escolar, subsidiando os professores para os desafios em sala de aula.

A reunião pedagógica iniciou-se com uma benção do padre Wagner Rodrigues. Logo após, alunos do coral da Escola Municipal Prefeito Alberto Spiaci, participantes do projeto "Mais Educação", emocionaram os presentes com uma homenagem aos professores.

Em suas falas, a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, e a diretora do Sistema Municipal de Ensino, Aline Moreno, ressaltaram o papel transformador da educação e a importância  dos professores na aquisição do conhecimento e formação do caráter das crianças. "O Dia do Professor é uma data que não pode ser omitida, em função da grandeza da profissão, um verdadeiro sacerdócio, que exige amor, compreensão, dedicação", expôs Aline. "A secretaria de Educação tem se preocupado com a formação continuada de nossos educadores para que consigam enfrentar os desafios, as especificidades de cada aluno, e a educação de qualidade avance cada vez mais em nosso município. Os esforços já se refletem em sala de aula, devido a identificação das fragilidades e o que fazer para superá-las. Obrigada por aceitarem as propostas e desafios dos projetos que temos ofertado. Vocês são o nosso tesouro, as nossas pérolas da educação", elogiou Margareth.

Representando o Legislativo Municipal, a vereadora Mari de Sá contextualizou em números os investimentos da Administração Municipal em Educação. "A previsão de investimentos na pasta para 2016 é de R$27,5 milhões. São 5.400 alunos matriculados na rede municipal, o que dá um gasto mensal de R$425,00 por estudante. Quero cumprimentar toda a rede pelo trabalho realizado em uma pasta fundamental para o desenvolvimento do país, do município", enfatizou Mari de Sá.

Agradecendo ao empenho de Margareth Coloniezi e toda sua equipe, José Maria destacou que a educação é a origem dos valores humanos, e que na sociedade atual, com muitas mães também inseridas no mercado de trabalho, a responsabilidade dos educadores é de ainda mais importância no processo de aprendizagem e ensino de valores. "Que estes espaços de troca de experiências não enriqueçam  apenas as práticas pedagógicas, mas ensejem mudanças interiores para compreender as carências e dificuldades de cada estudante. Ibiporã passa por um processo de desenvolvimento econômico e social, mas necessitamos avidamente da educação para que ele seja sustentável", concluiu o prefeito.

A primeira palestra - "A importância do professor pesquisador na busca pela qualidade pedagógica" foi proferida pela docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha. A segunda palestra - "Práticas pedagógicas no viés da vida - motivação e profissionalismo", foi apresentada pela professora Priscila Michelle Grandolffi.

As atividades do período da tarde precisaram ser suspensas devido a falta de energia no local, que só retornou após as 17 horas. Em decisão tomada em conjunto com a equipe da Secretaria de Educação, Margareth Coloniezi dispensou os presentes. A secretária informa que um outro encontro de formação será realizado ainda este ano para que as atividades sejam concluídas.

Conforme previsto no calendário escolar, professores e alunos da Rede Municipal de Ensino terão um descanso entre os dias 13 e 16 de outubro para renovar as energias para o último bimestre.

Mensagem aos professores:

"Ao longo dos tempos muitas coisas se transformaram no mundo. Apesar de todas as fragilidades, a educação persiste e continua preparando as novas gerações. Cada momento histórico propõe um desafio para a humanidade, e eles são vencidos pelo trabalho do professor. Por isso valorizamos tanto este profissional. Feliz Dia dos Professores!!! É o que deseja a secretária municipal de Educação Maria Margareth Alves Rodrigues Coloniezi e sua equipe."