Publicado em: 29/10/2015 11:32

Alunos exibem seus talentos no Festival Estudantil

Alunos exibem seus talentos no Festival Estudantil Alunos exibem seus talentos no Festival Estudantil

Os conhecimentos adquiridos durante as aulas de Artes, Educação e Filosofia pelos alunos das escolas municipais de Ibiporã foram traduzidos de diferentes formas no palco do Cine Teatro padre José Zanelli. Na tarde desta terça-feira (27) a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, realizou o 6º Festival Estudantil da Rede Pública Municipal de Ensino.

No saguão do Cine Teatro estavam expostas as redações com o tema "Educação Física, muito além da prática", os desenhos premiados no "Destaque Artes 2015" e trabalhos e fotos dos alunos participantes do "Biblioteca Ativa", projeto de incentivo à leitura desenvolvido em nove escolas municipais.

A vice-prefeita Sandra Moya, a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, a assessora à Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Cláudia Guandalini, a assessora de Artes Isabel Maia e o professor doutor em Filosofia da Educação Darcisio Muraro, responsável pela formação continuada dos  professores da Rede Municipal, premiaram 39 alunos dos quintos anos das escolas municipais, vencedores dos concursos de produção de texto com o tema "Educação Física, muito além da prática" e "Destaque Artes 2015". Como incentivo, os premiados do "Destaque Artes" ganharam bolsas de estudos na Fundação Cultural para o ano letivo de 2016.

O evento foi abrilhantado por apresentações de teatro, dança e circo. Os alunos do Complexo Educacional Vera Lúcia P. Casagrande encenaram "A cabra e o burro" como resultado da discussão sobre vivência de valores durante as aulas de Filosofia. As coreografias ficaram por conta dos alunos do quinto ano da Escola Municipal Sebastião Luiz de Oliveira e Complexo Ivanildes Gonçalves Nalin. Participantes do projeto "Mais Educação" mostraram suas habilidades na capoeira, judô e ginástica artística em uma bela coreografia que emocionou a todos. O encerramento do Festival Estudantil foi com a apresentação do espetáculo "De velho e novo todo circo tem um pouco", com alunos do curso técnico em Arte Circense do Centro Educacional Marista Irmão Acácio, de Londrina.

Margareth ressaltou a importância do ensino de Arte, Educação Física e Filosofia para formação do caráter e desenvolvimento da humanização e capacidade de socialização. "Através da arte os alunos podem expressar sentimentos, emoções, desejos, trabalhar a criatividade, suscitando em si o ser criador, transformador de realidades. Temos uma platéia de sonhos, investimentos, credibilidade. Olhamos para vocês e vislumbramos um futuro brilhante. Agradeço ao empenho da Administração Municipal, na pessoa do prefeito José Maria, e a toda a equipe da secretaria de Educação", completou.

José Maria elogiou a qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos. "Que o Festival Estudantil sirva não apenas para o nosso deleite, mas para vocês compreenderem o que é a vida, a arte, a filosofia. Esta geração promete muito e a nossa administração sente orgulho em investir na formação destes talentos que futuramente nos representarão", finalizou.

Criado em 2009, através de reuniões pedagógicas dos professores da disciplina de Educação Física, o Festival Estudantil tem o objetivo de promover a interação entre a comunidade escolar e a contextualização dos saberes.