Publicado em: 10/11/2015 14:54

Alunos de escola municipal de Ibiporã fazem passeata contra a dengue

Alunos de escola municipal de Ibiporã fazem passeata contra a dengue Alunos de escola municipal de Ibiporã fazem passeata contra a dengue

Alunos, professores e funcionários do Complexo Educacional Municipal Profª.Vera Lúcia Pansardi Casagrande realizaram no dia 29 de outubro uma passeata com o objetivo de reforçar a conscientização da população e unir esforços no combate à dengue.

Durante a passeata houve entrega de panfletos com orientações para combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya, carro de som com paródia sobre a dengue escrita pelos alunos do quarto ano, entrega de sacos de reciclagem, recolhimento de entulho pelos servidores da Secretaria de Obras, recreação e teatro com monitores oferecidos pela Kurica Ambiental e coleta de sangue no ônibus do Hemocentro.

A iniciativa teve o apoio das secretarias municipais de Educação, Saúde, Obras, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Kurica Ambiental, Polícia Militar, Colégio Estadual Basílio de Luca, pais, alunos e principalmente os funcionários que não pouparam esforços para que o evento acontecesse.

As atividades marcaram o fechamento do Projeto Copati (Consórcio para Proteção Ambiental do Rio Tibagi), desenvolvido pelos alunos do 4º ano. Segundo a professora Josilaine Amancio Corcóvia, coordenadora do projeto "Família e Escola, Juntos contra a Dengue" a ideia de chamar a atenção da comunidade escolar e dos moradores do Conjunto Henrique Alves Perreira (Serraia) para o problema surgiu devido a grande quantidade de alunos que contraiu a doença. "Os agentes de endemias encontraram muitos focos do mosquito no material reciclável deixado nos quintais das residências. Para alertar sobre o problema, estudamos sobre o comportamento do mosquito da dengue e formas de evitar a sua proliferação durante as aulas de Saúde e Meio Ambiente. Também convidamos profissionais de saúde da UBS para conversar sobe a doença. Ao aprenderem que a dengue mata e é um problema de todos, as crianças levaram o alerta às suas famílias. Com a passeata, reforçamos a conscientização", explica Josilaine.

O Complexo Educacional Municipal Profª.Vera Lúcia Pansardi Casagrande atende 240 crianças, do berçário ao quinto ano.