Indústria e Comércio

Publicado em: 11/11/2015 12:55

Grupo Toniato inicia obras no Nenê Favoretto

Grupo Toniato inicia obras no Nenê Favoretto Grupo Toniato inicia obras no Nenê Favoretto

O Grupo Toniato, um dos maiores grupos logísticos do Brasil, iniciou recentemente as obras no loteamento industrial Nenê Favoretto, em Ibiporã. Segundo o diretor executivo do Grupo Toniato, André Luís Façanha, está sendo concluída a terraplenagem do terreno e a construção da estrutura do Centro de Distribuição (CD) de químicos, agroquímicos e outros mercados afins encontra-se em andamento em outras unidades do grupo. "O projeto, a ser construído pela divisão de Engenharia do Grupo, será executado em etapas, sendo que na primeira fase serão construídos 8 mil m², com investimentos de cerca de R$10 milhões. A previsão é concluir esta primeira fase no primeiro trimestre de 2016 e iniciar a operacionalização do CD em abril", informa Façanha.

Composto pelas companhias Transportes Toniato, Ebamag Soluções Logísticas, Skuassil Transportes e Construsul Empreendimentos Imobiliários, o Grupo Toniato adquiriu um terreno de 110 mil m² no loteamento industrial Nenê Favoretto, às margens da PR090, próximo a saída para Sertanópolis. O projeto prevê a construção de um Condomínio Logístico com armazéns de alta performance onde na sua implantação final terá cerca de 40.000m² de área construída. "O avanço da implantação se dará conforme prospecção de novos negócios na região", acrescenta o diretor executivo.

A diretoria ressalta que a escolha de Ibiporã para realizar suas operações de transporte e logística deve-se ao posicionamento estratégico do município, sobretudo para o segmento agroquímico, e à grande receptividade por parte da Administração Municipal, que viabilizou o projeto.

O projeto de Ibiporã assemelha-se às unidades instaladas em Guarulhos e Paulínia, no interior de São Paulo. Atualmente, o Grupo Toniato conta com mais de 1.600 colaboradores, 200 mil m² de galpões e frota customizada para as demandas de seus clientes, movimentando mais de 800 mil toneladas ao ano.

O secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik, ressalta que a vinda de uma gigante do setor reforça o projeto da administração de transformar Ibiporã na capital logística do interior do Paraná, desenvolvendo um Arranjo Produtivo Local (APL) que concentrará aqui parte da distribuição de produtos para o Sul do Brasil. "O setor de logística do agroquímico não vem sento afetado pela crise econômica e a instalação de uma unidade do Grupo Toniato no município robustecerá a nossa economia, que já é a terceira que mais cresce entre as 30 maiores do Estado (crescimento de 30% na produção industrial em 2014), além de consolidar o parque industrial Nenê Favoretto, o qual será o complexo empresarial mais bem estruturado do Paraná", assegura Eik.

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, enfatiza que a instalação de um empreendimento de um grupo respeitado e com tradição no mercado abrirá ainda mais o leque para a vinda de outras empresas, consolidando a vocação de Ibiporã no setor logístico, visto que a cidade está muito bem localizada do ponto de vista estratégico e geográfico. "A operação de um empreendimento deste porte é uma grande conquista em nosso esforço de incentivar a industrialização de maneira responsável e sustentável, com respeito ao meio ambiente e aos espaços de convivência familiar para que sejam mantidas as condições para uma boa qualidade de vida", defende o prefeito.

Nenê Favoretto

Com área de 400 mil m², o parque industrial Nenê Favoreto abrigará 30 empresas de grande, médio e pequeno porte, com previsão inicial de mil novos postos de trabalho e espaço para futuras expansões. Conforme o secretário de Indústria e Comércio, até o final do ano será concluída a infraetrutura do espaço (rede de água e esgoto, energia elétrica de baixa e alta tensão, asfalto e meio fio, iluminação, acessos e rede de fibra óptica).